Relevo é uma forma de proeminência é uma espécie de irregularidade em uma superfície. É a parte superior da camada da terra.
A Geografia sintetiza relevo como sendo o conjunto de formas que se destacam na crosta terrestre que foram criados pela ação de agentes internos e externos.
Os agentes endógenos (internos) são aqueles que agem de dentro para fora da terra, ou seja, são os tipos de reações onde a terra sofre grandes influências, como por exemplo, os vulcões que podem explodir e destruir toda uma vegetação e criar uma nova estrutura para o lugar, os movimentos das placas tectônicas e os abalos sísmicos que podem transformam todo o relevo de um lugar.
Os agentes exógenos (externos) são aqueles que agem acima do relevo, isto é, são causas externas que modificam a superfície da terra como, por exemplo, as chuvas, os rios, as ações dos seres humanos, dentre muitos outros.
A geomorfologia é a ciências que estuda a superfície da Terra. Ela lida com o relevo, sua estrutura física e seu formato atual. Estuda o que o compõe e sua variação como altitude, aspecto, desigualdade e volume da crosta terrestre.
Existem quatro formas diferentes de relevo:
Os tipos de relevo são decretados pela composição litológica, sua estrutura geológica e pelos processos internos dos geodinâmicos.
O relevo do Brasil pode ser dividido somente em três tipos: planaltos, planícies e depressão.
Podemos citar os planaltos das Guianas, Central, Brasileiro, Nordestino, Meridional, Planaltos do Leste, Planaltos do Sudeste, Serras, Maranhão-Piauí e o Escudo Riograndense. Já as Planícies, podemos destacar a Planície Amazônica, a do Pantanal e a Litorânea.
Quanto à depressão, existem dois tipos: a relativa (sua localidade é mais baixa que seu entorno) e a relativa, como o Mar Morto, por exemplo, que possui a menor altitude do mundo.
Não há no Brasil predominância de grandes altitudes, o ponto mais alto do país está localizado no Pico da Neblina, com mais ou menos 2.994 metros de altitude.
Quando um artista procura criar uma escultura, ele pode utilizar uma técnica conhecida como relevo, que consistem em criar elevações ou saliências na superfície da peça que está sendo criada.
O relevo é definido de acordo com as alterações que a peça sofre durante o seu processo de criação. Sua forma é definida de acordo com o seu aspecto, ou seja, devido a sua profundidade que são caracterizadas como alto relevo (com muita profundidade) e baixo relevo (com pouca profundidade).
Essa técnica do relevo pode ser aplicada em diversos objetos decorativos e obras de arte.
Quando o termo “relevo” é empregado em seu sentido figurado quer dizer que algo teve muito valor ou muito crédito. Pode ser substituído pela palavra “ênfase”.
A expressão “pôr em relevo”, tem sentido de destacar, salientar ou chamar a atenção para alguma coisa.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.