Sinopse é um substantivo feminino que tem origem no grego synopsis, formada pela junção de syn que pode ser traduzido como “junto” e de opsis que podemos traduzir como “ver”. A palavra sinopse pode ser sinônimo de resumo ou síntese. Contudo, o termo geralmente é usado em relação a obras artísticas como teatro, literatura e principalmente cinema, área em que o termo tem um emprego bastante comum. O termo sinopse pode ser entendido ainda como sinônimo de visão de conjunto, resenha ou sumário.
Sinopse pode ser entendida como um breve relato sobre um texto, um espetáculo, um filme, um livro e etc. No entanto, aqui não temos necessariamente um resumo que apresenta toda a obra de forma sucinta, mas sim um resumo que apresenta o enredo da obra, sem revelar aspectos importantes da trama e sobretudo sem revelar o seu desfecho.
Num âmbito educacional, acadêmico ou científico, podemos encontrar o termo sinopse para se referir ao resumo de um manual, de um livro, de uma doutrina, de uma teoria e etc. Assim, sinopse pode ser aquele resumo que aparece no início de artigos acadêmicos, por exemplo, que permite ao leitor estar a par do conteúdo da obra e de suas conclusões.
Entretanto, apesar de podermos usar em muitos casos o termo sinopse como sinônimo de resumo, resenha, sumário ou síntese, se quisermos ser mais precisos, temos que levar em conta que a palavra sinopse tem um significado um pouco diferente desses sinônimos apontados aqui num primeiro momento.
Vejamos por exemplo uma sinopse de filme, emprego bastante popular do termo. Quando lemos a sinopse de um filme, temos ali a apresentação da trama, do enredo, vemos os nomes de dois ou três personagens principais, e qual o contexto em que eles estão, se são amigos, namorados, inimigos, de onde vêm, o que têm que fazer, que problemas enfrentaram, que sentimentos ou anseios têm, e não mais que isso. A sinopse dá uma ideia do que se trata o filme, mas não o revela muito, não faz o que faria um resumo, somente dá uma visão geral para que as principais surpresas do filme fiquem guardadas para o momento de assisti-lo.
A partir do termo sinopse, temos ainda a origem do nome que é dado aos três primeiros evangelhos contidos no Novo Testamento, os evangelhos sinópticos ou sinóticos. São chamados assim porque os evangelhos de Marcos, Mateus e Lucas têm bastante semelhanças entre si, apresentando em conjunto uma sinopse da vida e dos ensinamentos de Cristo.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.