Significado de A Recíproca é Verdadeira

O que é A Recíproca é Verdadeira

Dizemos que “A recíproca é verdadeira” quando uma pessoa quer demonstrar de forma prática que sente o mesmo em relação à outra.

Essa expressão tem como principal termo a palavra feminina recíproca oriunda do latim reciprocus. Além do mais, recíproca significa que algo é mútuo, que existem características comuns entre duas partes ou até mesmo de um grupo.

Quando usada sozinha, tal palavra não apresenta tanto peso como quando vem acompanhada do termo verdadeira, que também tem origem no latim e amplia e reforça o significado de recíproca nessa expressão.

É comum que a expressão “a recíproca é verdadeira” esteja ligada a algo que remeta à boa convivência, portanto, é muito usada para demonstrações de amizade e amor.

Abaixo, observe algumas aplicações da expressão.

- Eu gosto muito de estar com você.
- A recíproca é verdadeira.

-O seu amor me faz muito bem.
- A recíproca é verdadeira.

É possível notar que essa expressão, geralmente, é uma resposta ao que a primeira pessoa no diálogo comenta. É uma forma prática de responder que sente o mesmo, de retribuir da mesma forma o sentimento do locutor.

Mas nada impede que essa expressão também seja usada para demonstrar o contrário. Por exemplo, quando uma pessoa diz a outra que sua companhia não é agradável e a outra responde que sente o mesmo. Isso também é considerado uma recíproca verdadeira.

Também é possível a negação da frase, por exemplo: "a recíproca não é verdadeira" ou "a recíproca nem sempre é verdadeira", quando existem contrapostos entre as duas partes, que o sentimento compartilhado não é o mesmo.

Veja também o significado de Reciprocidade.

É uma expressão muito popular e também pode ser usada para afirmar outras coisas que não estão relacionadas ao sentimento das pessoas.

Um exemplo aplicável é na expressão “A arte imita a vida e a vida imita a arte”. Podendo também ser substituída pela expressão “A arte imita a vida e a recíproca é verdadeira”.

Em qualquer relação, seja de amizade, amor ou até mesmo profissional é esperado que os sentimentos compartilhados sejam semelhantes entre as partes — que exista demonstração de solidariedade e empatia, mas nem sempre esse é o caso. 

Portar-se de maneira recíproca (positiva) nas relações é uma forma de manter a harmonia e a boa convivência. A recíproca verdadeira, quando positiva, influencia de forma agradável a relação entre os indivíduos.

É importante lembrar que vivemos em sociedade, portanto a recíproca verdadeira pode ser entendida como um valor importante. De maneira tal, que devemos nos colocar no lugar do outro, desejando receber uma ação idêntica — afinal, uma relação bilateral ajuda a alimentar as regras sociais e evitar pontos de vista divergentes.

O significado de A Recíproca é Verdadeira está na categoria Significados