Significado de Aba-Pai

O que é Aba-Pai

Aba ou Ábba é uma palavra que tem origem semítica, tendo o significado de pai em todos os dialetos do idioma. O vocábulo também pode aparecer nos textos como Ab e é utilizado principalmente na língua hebraica para se referir ao pai com expressão de carinho, como o “papai” do português. Na religião, a palavra adquiriu um significado sagrado.

Aba-pai é a expressão que aparece na Bíblia para designar o significado da origem da palavra Abba na língua aramaica, que significa “o pai” ou “meu pai”. A tradução do termo Aba foi acompanhada da palavra Pai para lembrar sua utilização por Jesus Cristo no momento de sua morte, quando suplicou a Deus, colocando-o como Pai, de acordo com o Evangelho de Marcos, 14:36: “Aba, Pai, se for possível, afasta de mim esse cálice, mas não seja o que eu quero, e sim o que tu queres”.

Em vez de apenas uma tradução do aramaico para o grego e, em seguida, para outros idiomas, os religiosos veem no uso de “Abba” e de “Pai” numa única palavra, Aba-pai, em primeiro lugar a confiança, a submissão e o crédito de um filho em seu pai, sendo marcado pelo amor maduro da relação filial e das responsabilidades que ela carrega.

Nos tempos primeiros da Igreja Cristã, os seus seguidores utilizavam o termo Aba-pai em suas orações a Deus, colocando-se no lugar de Jesus Cristo.

A palavra Aba-pai passou a ser utilizada também como título de honra aos rabinos judeus, sendo encontrada no Talmude, escrito ainda na Babilônia. O segundo na lista do Sinédrio judaico já tinha um título, chamado de Av, ou Pai. Depois, com o passar do tempo, esse título passou a ser aplicado aos bispos das igrejas copta, síria e etíope, tornando-se também o “papa” ou “papá”, na Igreja Cristã do Oriente.

As palavras em português abade e abadia também são derivadas do aramaico “Ab Bá”, ou Aba-pai.

No Novo Testamento a palavra Aba-pai aparece quatro vezes, nos Evangelhos de Marcos e Mateus e nas cartas aos Romanos e aos Gálatas, sempre como Aba-pai provinda da tradução grega.

A expressão Aba-pai também é utilizada na atualidade como título de canções gospel, interpretadas por duplas e cantores desse gênero de música, como Daniel Alencar, Kleber Lucas e Eduardo e Silvana. A cantora Aline Barros também tem uma gravação com o título “Adonai, Aba-pai”.

O significado de Aba-Pai está na categoria Significados