Significado de abnegacao

O que é abnegacao

Abnegação é um substantivo feminino. O termo vem do Latim abnegatio, que significa “ato de recusar ou negar”.

O que é Abnegação:

O significado de Abnegação descreve a ação ou atitude de renunciar a algo ou alguém, ou seja, é uma forma de abnegar-se, de quando se desiste de algum comportamento ou de alguma coisa, de forma espontânea.

Abnegado é o adjetivo para o indivíduo que age com abnegação.

Abnegação é um termo que se caracteriza como uma forma de sacrifício, isto é, o ato ou disposição de desprender-se das próprias necessidades, ambições e desejos em prol de uma pessoa, causa ou algum princípio. É o mesmo que altruísmo e filantropia.

Por exemplo:

“Abneguei-me da alimentação de origem animal, pois valorizo a vida de todos os seres vivos.”

“A abnegação da minha carreira como modelo aconteceu após minha segunda gravidez. Criar meus filhos era muito mais importante.”

Pode-se ver que em grande parte, a abnegação pode trazer ideias positivas, entretanto em situações opostas, ela denotará desinteresse ou indiferença.

A expressão abnegação ascética acaba se relacionando com a doutrina filosófica conhecida como Ascetismo – atitude de negação e abstenção dos prazeres físicos e psicológicos visando alcançar o caminho da perfeição moral e espiritual.

Segundo o Espiritismo, a abnegação é indicativa de tudo aquilo que se faz em favor de outra pessoa ou de alguma causa, sem qualquer interesse próprio, podendo até com sacrifício ou esquecimento de si mesmo ou do que pertence a si.

Abnegação é o nome de uma facção existente na série literária da autora norte-americana Veronica Roth, chamada “Divergente”.

Abnegação e religião

Na Religião, abnegação é a palavra que define a renúncia da própria vontade ou dos desejos pessoais e naturais pelos princípios religiosos. É desapego a tudo o que não diz respeito a Deus.

A abnegação é um assunto considerado muito importante, pois deve ser seguida por aqueles que estão em uma doutrina religiosa de maneira séria.

Por exemplo, no Cristianismo o cristão deve estar atento que nem sempre pode fazer o que deseja, pois precisa obedecer à palavra de Deus e viver conforme suas regras, afinal ele está se oferecendo a Deus e renunciando àquilo que não está de acordo com o ensinado.

Abnegação e altruísmo

Como comentado, a abnegação e o altruísmo são considerados termos sinônimos, pois ambos procuram designar ações e atitudes que abordam a generosidade para com outra pessoa ou a algo – é caridade, bondade, humanitarismo.

O significado de abnegacao está na categoria Significados