Significado de Acento

O que é Acento

Acento representa um símbolo gráfico usado para destacar as sílabas tônicas de determinadas palavras, logo, muitas palavras na língua portuguesa recebem variados tipos de acento de forma a destacar sua tonicidade. 

É importante saber que todas as palavras que possuem mais de duas sílabas levam acentuação na sua pronúncia. Contudo, existem os acentos prosódicos, que são aqueles que aparecem apenas como "acentos sonoros”, ou seja, que não aparecem na grafia da palavra. Porém, a sílaba tônica é pronunciada com a entonação silábica.

Em se tratando de acentuação gráfica, devemos ter atenção à questão das novas regras de ortografia da Língua Portuguesa, que entraram em vigor no dia 1º de janeiro de 2009 e ainda causam muita confusão, principalmente para aqueles que foram alfabetizados na norma mais antiga.

Os acentos gráficos que aparecem em algumas palavras auxiliam na identificação do tipo de entonação da sílaba estipulada, o que é muito importante para evitar confusão de significados.

Na ortografia da língua portuguesa, os tipos de acentos gráficos fundamentais são:

  • Acento agudo (á): o acento agudo é aquele que possui uma forma gráfica de um traço oblíquo para direita. Esse acento é empregado principalmente nas vogais a, e, i, u, e indica que a sílaba tônica deve ser pronunciada com o timbre e entonação da voz em aberto. Exemplo: “sofá”, “jacaré” e “baú”.
  • Acento circunflexo (â): o acento circunflexo é um sinal gráfico diacrítico e normalmente usado nas vogas a, e, o. Ele indica que a sílaba tônica deve ser pronunciada com o timbre de voz fechado. Exemplo: “camelô”, “bambolê” e “esplêndido”.
  • Acento grave (à): o acento grave é aquele que possui forma gráfica de um traço para a esquerda. É usado excepcionalmente para indicar a crase na letra “a”. Exemplo: “à”, “às” ou “àquele”.

Acento e Assento

São vocábulos homônimos homófonos, ou seja, possuem igualdade na sua pronúncia, mas com escrita e definições diferentes.

Assento diz respeito ao local indicado para sentar, como um banco, uma cadeira ou uma poltrona. São objetos com que têm essa finalidade.

Já a palavra acento, equivale a um sinal gráfico que determina a tonicidade em uma sílaba, definindo a entonação, timbre, tom de voz ou até mesmo o sotaque característico de determinada região.

O acento pode também definir a classificação de uma palavra quanto a sua tonicidade. Lembrando que todas as palavras com mais de duas sílabas possuem acento na sua pronúncia, mas nem sempre na grafia.

O significado de Acento está na categoria Significados