Significado de Acuidade

O que é Acuidade

Acuidade é classificado como um substantivo feminino. O termo vem do Latim acutus, que significa “pontudo, aguçado”, de acuere, que quer dizer “fazer ponta em”.

O que é Acuidade:

O significado de Acuidade é particularidade ou característica do que termina em ponta, que é agudo, isto é, aquilo que é pontiagudo, que pode acabar espetando ou cortando.

Acuidade, no sentido figurado, denota a agudeza de percepção, isto é, a perspicácia de perceber ou entender algo com total facilidade.

A acuidade, nesse caso, pode se referir a uma inteligência muito desenvolvida, indicando que alguém é habilidoso, que possui sutileza de espírito, que consegue entra de forma profunda nas questões e solucioná-las. Além disso, ter acuidade é ser engenhoso, bom entendedor, sutil.

Por exemplo: “Ricardo analisou o trabalho com total acuidade.”

A acuidade mental seria, para a Neurociência, Psicologia e Ciências Cognitivas, a capacidade de adquirir, interpretar, selecionar e organizar os dados e informações que são alcançados através dos sentidos. É percebido como a capacidade de uma pessoa ser perspicaz o suficiente para entender com rapidez o que algo significa, por meio de indícios e de quaisquer elementos que estejam disponíveis.

Na Medicina, a acuidade se refere às percepções dos minúsculos estímulos de um sentido ou seu grau de sensibilidade. Por exemplo, a acuidade visual – que trata do grau de aptidão do olho de um indivíduo de discernir os elementos espaciais, suas formas e contornos. Outros exemplos seriam a acuidade auditiva e a acuidade da dor.

Na área da Física, em específico no âmbito da Acústica, a acuidade se refere ao tom, à intensidade, à altura dos sons mais agudos, isto é, é a percepção dos índices de ruídos que são emitidos, par que o som seja enviado de maneira proporcional nos ambientes.

O significado de Acuidade está na categoria Significados