Significado de Acuracidade

O que é Acuracidade

Acuracidade é a qualidade daquilo que apresenta exatidão e precisão em suas medições. Um instrumento de medição pode apresentar mais ou menos exatidão e precisão em suas medidas, pode ter mais ou menos equívocos ou erros e essa variação é a acuracidade.

Assim, no âmbito da física, podemos dizer que a acuracidade será a relação entre o resultado fornecido por um instrumento de medida e o valor real daquilo que está sendo medido. Ou, dito de uma outra forma, acuracidade, do ponto de vista da física, pode ser a medida da variação que existe entre o valor obtido em uma medição e o valor verdadeiro de uma grandeza física.

Assim como na física, o termo acuracidade também pode aparecer no universo da matemática referindo-se ao grau de precisão ou de exatidão apresentado em uma operação ou em uma tabela.

O termo acuracidade deriva de acurácia, e assim podemos dizer que do ponto de vista da física e da matemática o resultado de uma medição será considerado tanto mais correto quanto maior for a acurácia obtida, ou seja, a precisão, a exatidão.

Etimologicamente, podemos dizer que a palavra acuracidade provém do termo inglês accuracy, de onde provem também o termo acurácia. Do inglês accuracy pode ser traduzido para o português como precisão, rigor ou exatidão.

Acuracidade de Estoque

O termo acuracidade aparece na expressão técnica acuracidade de estoque, que também pode ser chamada de auditoria de estoque. A acuracidade de estoque consiste na verificação de que aquilo que consta registrado como constando em determinado estoque equivale ao que de fato se encontra no estoque. Ou, dito de outra forma, é a medição que confere se o que encontramos no estoque lógico, ou registro de entradas e saídas, bate com o que existe de fato no estoque físico.

O significado de Acuracidade está na categoria Significados