Significado de Adquirida

O que é Adquirida

Adquirida é a forma feminina do verbo adquirir no particípio passado. Esse verbo tem sua origem no latim “adquirere” e cujo particípio pode assumir vários significados de acordo com o contexto em que é empregado.

Adquirida pode ser alguma coisa aprendida no decorrer da vida, algo que não é nativo ou hereditário, alguma característica que um indivíduo acabou obtendo ou tornou parte de sua vida com o passar do tempo.

Vejamos a seguir algumas situações em que podemos ver esse termo sendo utilizado.

Velocidade adquirida

A Física é um ramo da ciência que estuda e explica muitas questões relacionadas à natureza e seus fenômenos. Um dos ramos da física que estuda, especificamente, o movimento das coisas, por exemplo, é a cinemática.

De acordo com algumas equações da cinemática, é possível calcular a velocidade adquirida de um corpo em movimento.

Bens adquiridos durante o matrimônio

No Brasil, o regime de bens mais aplicado em um casamento é o de comunhão parcial de bens. Essa opção constará na certidão de casamento após a realização do mesmo.  

A partir desse momento, todos os bens que forem adquiridos durante o matrimônio pertencerão ao casal, mesmo que estes estejam apenas em nome de um dos cônjuges.

Como o regime é parcial, em caso de falecimento de um desses cônjuges, os bens adquiridos ficam 50% para o outro parceiro e a outra metade, ou seja, os outros 50% ficam com os filhos, caso os tenha.

Doença adquirida

Segundo os especialistas, as doenças podem ser classificadas como sendo manifestações patológicas que acometem o organismo. Essas patologias podem ser classificadas como congênitas, ou seja, fazem parte da vida da pessoa desde seu nascimento. Geralmente, estão relacionadas a alguma alteração durante o desenvolvimento do embrião.

Doenças hereditárias são aquelas que são transmitidas de pais para filhos durantes várias gerações. Essas doenças ocorrem devido aos genes mutantes que fazem com que um descendente possa nascer com a mesma anomalia que seus pais.

Já as doenças adquiridas são aquelas que o indivíduo pode contrair no decorrer da sua vida. Esse tipo de doença não tem nada a ver com doenças congênitas ou hereditárias, podendo ser transmissíveis ou não.

Observe alguns sinônimos que podem substituir a palavra adquirida:

  • Contrair
  • Alcançar
  • Conquistar
  • Obter
  • Granjear
  • Conquistar
  • Tomar
  • Assumir

Exemplos de frases com esse vocábulo:

A casa dos meus pais foi adquirida com muito esforço e trabalho.

Sua doença foi adquirida devido ao abuso do álcool.

A grafia correta dessa palavra é com “d” mudo: “adquirida”. A escrita com “i”, “adiquirida” está errada.

O significado de Adquirida está na categoria Significados