Significado de Afinidade

O que é Afinidade

Afinidade é o termo que se origina no latim affinitāte, palavra que originalmente poderia ser traduzida como “vizinhança”. Afinidade é um substantivo que designa aquilo que é semelhante, que se atrai, que está em sintonia, pode ser um sinônimo de simpatia. Quando gostos, interesses ou ideias coincidem.

Quem tem afinidade com alguém se sente próximo a essa pessoa, se conecta com ela, possui afeto, amizade. Quem tem afinidade com algo, se interessa por isso, é um conhecedor do assunto. Um homem com afinidade pelo futebol é aquele que conhece o tema, assiste aos jogos, vai ao estádio, conhece os jogadores, veste a camisa do seu clube, por exemplo. Já aquele que não tem afinidade com o futebol, não sabe nem quais são as equipes que disputam o campeonato.

Podemos dizer que é afinidade também a proximidade que existe entre temas ou objetos, sob determinada circunstância, assim, por exemplo, o futebol tem mais afinidade com o handebol, do que com o nado sincronizado.

Dificilmente nos relacionamos bem com pessoas que não tem alguma afinidade conosco. Aquelas pessoas com quem nos sentimos conectados, pelos mesmos gostos ou interesses, por sentimentos mútuos ou por uma ligação de parentesco, são aqueles com quem tendemos a nos dar bem, aqueles com as quais compartilhamos afinidade.

Do ponto de vista jurídico, dizemos que afinidade é a relação que existe entre os parentes do cônjuge, ou seja, o vínculo que existe entre os parentes da esposa com o marido e vice-versa.

Dentro da química, dizemos que afinidade é a tendência que possuem moléculas e átomos de combinarem-se entre si, o mesmo que atração química.

O significado de Afinidade está na categoria Significados