Significado de Afonia

O que é Afonia

Afonia é um substantivo feminino que descreve, segundo a otorrinolaringologia, perda parcial ou completa da voz ocasionada por ferimento nos órgãos dessa região. Já para a psicologia, denomina a perda desiquilibrada da voz. Nada mais é que a falta de voz ou a emissão de sons apagados de difícil compreensão.

O significado de afonia resume-se a uma condição caracterizada por perda da capacidade de produzir sons normalmente, gerada pelo excesso de cordas vocais, ou ainda por doenças orgânicas ou psicológicas, como a ansiedade.

As expressões médicas para este indícios são disfonia e afonia (alteração e perda da voz) respectivamente. Desmistificando o que significa afonia, pode-se concluir que, no ato da fala, o ar se move por meio das dobras da laringe, incumbidas pela geração de vibrações sonoras. Caso ocorra inchaço ou bloqueio nas cordas vocais, a vibração é modificada, ocasionando alterações ou perda de voz. É perceptível como pequenas transformações na constituição das cordas vocais podem resultar em profundas alterações boas ou ruins. 

Há, ainda, outros termos para descrever a afônica e o afônico parecendo se tratar de diversos tipos, embora sejam nomes variados de um mesmo distúrbio:

  • Afonia funcional – limitação ou perda vocal causada por problemas de saúde;
  • Afonia de conversão – perda total da voz mesmo com a laringe intacta. Enfermidade rara que acomete mais o gênero feminino;
  • Afonia psicogênica – mudanças vocais provocadas por distúrbios psicológicos;
  • Perda aguda de voz súbita – perda da voz pelo uso demasiado, acontecendo inesperadamente;

Como visto acima, na afonia, o significado é a definição de um problema sério que nem sempre encontrou intervenção adequada. Antes que a terapia fonoaudiologia fosse vista como uma técnica eficaz, a afonia psicogênica era tratada de maneiras muito estranhas. 

Um modo curioso de resolver afonia era essencialmente "sufocar" o paciente para causar um grito vocal de alarme. Outros tratamentos incluíam o uso de eletricidade, a captura da língua, a tortura com água ou cocaína aplicada à mucosa laríngea.

Existem, na afonia, causas diversas que podem contribuir para sua detecção e agravamento. É preciso ter habilidade, paciência e experiência para distinguir pacientes que podem curar afonia com remédio caseiro daqueles que realmente tem afonia de tratamento medicamentoso e precisam de terapia de voz.

Remédios populares como pastilha para afonia tornam a automedicação cada vez mais descontrolada. Outros medicamentos que devem ser prescritos por um médico como a nimesulida na afonia estão se transformando em itens comuns nos armários domésticos.

Exercícios vocais para afonia

  • Gargarejo - Se o paciente é adequado e não corre risco de aspiração (ou seja, não está na cama ou em um ventilador), pegue um pouco de água morna salgada, ou água pura para gargarejar.  
  • Rir - Pegue um livro de boas piadas e comece a ler naturalmente. Às vezes, tudo que é necessário é uma brincadeira à moda antiga. Alguns vídeos do YouTube também podem ser usados.
  • Ruídos – Coloque fones de ouvido e escute uma gravação de ruídos brancos, tentado repeti-los em seguida. Se estiver interessado em um truque mais amigável e rápido, enrugue toalhas de papel ou plástico próximo a ambas as orelhas enquanto tenta reproduzir os sons obtidos.
  • Tecnologia Utilize o seu telefone ou um pequeno dispositivo de gravação para gravar os sons produzidos por esses ruídos.

Quanto mais depressa o afônico recuperar a capacidade de reorganizar sua própria estrutura cinestésica para a fonação, mais rápido poderá voltar a uma vida normal.

O significado de Afonia está na categoria Significados