Significado de Agente Etiológico

O que é Agente Etiológico

Agente etiológico é o nome técnico que identifica o organismo causador de uma doença. Quando se fala de agente etiológico está se falando de um ser vivo diretamente responsável por provocar certa doença em outras entidades biológicas onde se encontra vivendo como um parasita.

O nome agente etiológico é próprio do léxico da área da saúde, e também pode ser chamado de agente patológico, o agente diretamente envolvido com o surgimento e o desenvolvimento de uma doença em determinado organismo, podendo ser um protozoário, vírus, bactérias e etc.

Diferença entre Agente Etiológico e Agente Transmissor

É bastante comum que os menos envolvidos com os termos técnicos da área da saúde confundam os termos agente etiológico e agente transmissor tendo-os como sinônimos. Contudo, aqui existe um equívoco.

O agente transmissor seria aquele que tramite a doença, ou seja, aquele que transmite o agente etiológico que causará a doença. Por exemplo, o mosquito aedes aegypti é o transmissor do vírus que provoca a dengue. Ao picar alguém o mosquito transmite o agente etiológico.

Diferença entre Agente Etiológico e Vetor

Outra confusão bastante comum é entre o significado de agente etiológico e vetor. Vetor seria o termo mais técnico e correto para se referir ao que anteriormente nos referimos aqui como agente transmissor.

Vetor seria então aquele que hospeda e transmite o agente provocador da doença. Ou seja, o aedes aegypti é o vetor da dengue, zika e chikungunya.

Compartilhe este significado: