Significado de Água Mineral

O que é Água Mineral

Água mineral é aquela proveniente de fontes naturais ou artificiais. Ela contém alguns elementos químicos, tais como o gás, sais ou compostos de enxofre.

O que é Água Mineral:

De acordo com Decreto de Lei N.º7.841, de 8 de agosto de 1945, normalmente conhecido pelo nome de “Código das Águas Minerais”, em seu Art. 1º classifica as “águas minerais” como sendo “...aquelas provenientes de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas que possuam composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas distintas das águas comuns, com características que lhes confiram uma ação medicamentosa”.

Mesmo que a água mineral seja classificada como pura, sempre terá uma quantidade mínima de sais em sua composição.

A água mineral pode ser extraída de maneira artificial. Essa prática é normalmente executada por empresas de grande porte, ou então é extraída de fontes naturais como rios ou riachos, também denominados de poços artesianos.

Existem alguns tipos de águas minerais que também são captadas de locais que já sofreram algum tipo de atividade vulcânica.

Tipos de Água Mineral

Há vários tipos de água mineral e todas elas são especificadas de acordo com a fonte da qual foram captadas. Isso determinará sua origem, assim como a sua composição química, temperatura e outros tipos de substâncias que podem estar presentes dentro de sua composição.

Existem diferentes tipos de águas. As mais conhecidas são a mineral sem gás, a mineral com gás e as águas com poderes terapêuticos. Há testes específicos que têm por finalidade identificar se uma água é própria para o consumo do ser humano ou verificar se ela não contém nenhum tipo de contaminação, podendo ser usada também para banhos.

Água Mineral contaminada

Por mais que uma água mineral seja considerada pura, fazendo bem à saúde, ela pode ser contaminada de alguma forma. Em alguns casos, a contaminação ocorre no momento em que estão sendo envasadas, ou seja, o vasilhame no qual será engarrafada pode ter algum componente que vá causar mal à saúde do homem.

Há também outras três formas distintas em que essa contaminação pode ocorrer:

  • A água pode ser afetada por agentes químicos como, por exemplo, o chumbo e o arsênico.
  • Por causas físicas, como cacos de vidro, plásticos ou metais que são lançados nos leitos dessas fontes.
  • Causados por agente microbiológicos tais como bactérias, vírus e parasitas.

As pessoas precisam prestar bastante atenção a pequenos detalhes para não comprarem produtos contaminados, observando assim:

  • O tipo de embalagem na qual a água foi engarrafada, a forma de exposição do produto, as condições de higiene e a temperatura da mesma.

Verificar a procedência da água, olhar bem o rótulo do produto e tomar muito cuidado para não comprar águas conhecidas como “piratas”. Existem todos os tipos de falcatruas e nem sempre os órgãos competentes conseguem fiscalizar todas as empresas de forma adequada, assim, pessoas imprudentes acabam colocando a vida de outras pessoas em risco, pois podem extrair água de fontes contaminadas por vários tipos substâncias tóxicas ou bactérias.

O significado de Água Mineral está na categoria Significados