Significado de Agudo

O que é Agudo

Agudo é um adjetivo cujo significado indica algo intenso, afiado ou alto. Agudo também pode se referir a uma dor muito forte. O mesmo princípio é utilizado para definir uma doença aguda, aquela que está em um estágio de desenvolvimento mais avançado. Por exemplo: De repente eu senti uma dor aguda na barriga. Neste caso, a “dor aguda” remete a um processo doloroso intenso.

Agudo e crônico são dores diferentes. Enquanto a primeira tem essa característica mais intensa, podendo indicar uma lesão ou um sintoma de doença, a dor crônica pode indicar um problema de saúde mais específico e duradouro, ainda mais se os sintomas forem recorrentes.

Na Língua Portuguesa, o termo agudo representa um acento gráfico que proporciona uma maior ênfase à sílaba tônica. Temos como exemplo a palavra “frenética”, uma proparoxítona e, como tal, leva sempre o acento agudo. Além disso, esse acento acaba servindo para indicar que o som da palavra é aberto. Se assim não o fosse, ele seria fechado, com o acento circunflexo, deixando a palavra assim: “frenêtica", o que seria incorreto.

Como agudo tem como significado também algo afiado, também podemos referir a objetos que possuem ponta. Por exemplo, uma agulha de tricô está afiada, portanto, é aguda. Em um sentido figurado que se apropria desse sentido de agudo para afiado, podemos dizer que uma pessoa com a inteligência aguçada é alguém mais preparado, pois está afiado.

O som também se apropriou do termo agudo para criar seu próprio significado dentro da Língua Portuguesa. Aquele som que possui frequência mais alta é mais agudo e, por isso, também mais fino e penetrante. De acordo com a física, as ondas sonoras possuem maior oscilação nesse caso. O som muito agudo é conhecido como estridente.

O agudo está na voz feminina, por exemplo, enquanto que a voz masculina tem um som mais grave e também baixo. Agudo e grave são sons bastante distintos, mas que acabam compondo bem de forma harmônica na música, como em corais, por exemplo.

Há outro significado segundo a geometria. Aqui o chamado ângulo agudo é considerado menor do que o ângulo reto, isto é, possui menos de 90 graus. Já o ângulo obtuso supera o agudo por possuir mais que os 90 graus do ângulo reto.

Agudo também é como se chama uma cidade do Rio Grande do Sul. Seu nome é este por conta do Morro Agudo que existe na região e é chamado desta forma devido a sua inclinação bastante acentuada.

Sinônimos de Agudo

  • Afiado;
  • Aguçado;
  • Intenso;
  • Fino;
  • Pontiagudo;
  • Pontudo;
  • Profundo;
  • Sagaz.

O significado de Agudo está na categoria Significados