Significado de Allahu Akbar

O que é Allahu Akbar

Allahu Akbar é uma expressão em árabe cujo significado é “Alá é Grande” ou "Alá é o Maior", traduzindo-se para a língua portuguesa.

O significado de Allahu Akbar é referente a uma reivindicação muito comum no islamismo e também significa "Deus é o maior". Essa reverência a Deus é conhecida como um Takbir ou takbeer

Maomé usou essa expressão na região da atual Arábia Saudita com o objetivo de unir todas as tribos árabes, de forma que a partir daí haveria apenas um Deus entre os árabes.
 
Allahu Akbar está sempre presente na oração de um mulçumano. Quando ele faz a sua primeira reverência a Allah é um takbir, uma abertura da oração. Isso significa que o mulçumano submete-se e reverência a seu Deus. Esse também é o mesmo conceito entre as correntes xiitas e sunitas.

Veja também o significado de Islamismo.

É uma reverência comum na tradição islâmica, de forma que todos os muçulmanos devem iniciar as suas orações diárias com essa expressão. Ela simboliza a separação ou desligamento do mundo material e inicia o momento de meditação espiritual de um mulçumano.

É como se eles estivessem solicitando permissão para se encontrarem com a presença divina de seu Deus, Allah.

No período de um dia, os muçulmanos irão pronunciar essa expressão, “Allahu Akbar”, várias vezes, tanto para cada ciclo de oração quanto em outros momentos do cotidiano.

Desse modo, a expressão Allahu Akbar é usada em diversas situações. Desde orações formais, em manifestações de alegria ou repudio a violência.

Em muitos dos protestos da Primavera Árabe, por exemplo, os manifestantes desarmados usam muito a frase “Allahu Akbar” como forma a se manifestarem pacificamente contra o uso da violência por parte das forças militares.

Também é costume comemorar com essa expressão quando algo muito aguardado acontece. É como se a interferência da grandiosidade e divindade de Deus fosse responsável pela alegria alcançada.

Um erro comum entre as pessoas é a associação da expressão com as atividades terroristas, excluindo o restante do seu uso. Isso se deve ao fato de que muitos extremistas religiosos, que atuam em atos terroristas, também a utilizarem.

Por isso, erroneamente, o Allahu Akbar recebeu um conceito pejorativo entre os ocidentais. Porém, tal fato é apenas falta de conhecimentos do real significado da expressão. Isto é, Allahu Akbar não possui nenhuma ligação direta com os atos terroristas, é apenas uma expressão da cultura dos árabes mulçumanos.

O Allahu Akbar também é visto como um modo de vida. Representa que Deus é maior do que tudo e qualquer outra coisa na Terra, ou seja, Deus é maior em relação às guerras civis que matam pessoas de uma mesma nação e também maior que todos os caprichos e tentações mundanos.

O significado de Allahu Akbar está na categoria ÁRABES