Significado de Crente

O que é Crente

Crente, com origem no termo latino credens (que significa que crê), é um termo que denomina aquele que crê em algo ou alguém.

Um religioso, por exemplo, é um crente. É importante citar que a crença exige que não haja uma constatação empírica ou factual da crença. Por exemplo, ninguém crê que o Sol existe, já que podemos vê-lo diariamente, sentimos seu calor e sua existência é facilmente verificável.

Na gíria popular, o termo crente é utilizado para denominar uma pessoa que acredita em algo de maneira equivocada, sendo ingênua ou facilmente crédula. Por exemplo:

“O meu amigo está crente que vai ganhar um bom presente de Natal”.

Crente ainda é utilizado como um termo pejorativo para quem é muito ingênuo e facilmente enganável.

No contexto religioso ocidental, o significado de crente é utilizado para designar aqueles que acreditam na religião Cristã.

Popularmente, o crente é aquele que frequenta igrejas evangélias, que se separam dos católicos dentro da crença Cristã. Muitas pessoas contrárias às práticas dessa religião utilizam o termo “crente” num sentido pejorativo e negativo.

Quem segue os ensinamentos de Cristo dentro das doutrinas do Cristianismo, são chamados de cristãos. Esse é o significado da palavra cristão. Porém, dentro desse grupo, há uma divisão informal entre católicos (da Igreja Católica) e crentes (que seguem as diferentes vertentes de igrejas evangélicas).

Os evangélicos também podem ser chamados de protestantes, caso sigam as diretrizes determinadas pela Reforma Protestante liderada por Martinho Lutero.

Compartilhe este significado: