Significado de Alma mater

O que é Alma mater

Alma mater é uma expressão que provém do latim e pode ser traduzida de forma literal para o Português como a mãe que alimenta ou a mãe que nutre.

Alma mater também significa instituições de ensino que formem os seus alunos intelectualmente, muito empregada em universidades e escolas nos dias de hoje.

Enquanto mater corresponde à mãe que tudo faz para seus filhos, alma significa vida, espírito, consciência. Não deve ser à toa que no cristianismo medieval a expressão alma mater era utilizada para fazer referência à Virgem Maria, mãe de Jesus.

Alma mater também era referência na religião pagã. Na Roma Antiga, o povo romano aplicava o termo para se referir às suas deusas mães Vênus, Ceres e Cibele.

Os poetas romanos e muitos outros povos que baseavam sua língua pelo latim tinham a expressão alma mater em conta para designar sua pátria, já que esta é aquela que defende, abriga e nutre seus cidadãos.

A aplicação de um de seus significados relativos à educação pode se dar inclusive na forma como é conhecida uma universidade. Alma Mater Studiorum (mãe que nutre os estudos) é o segundo nome da Universidade de Bolonha, na Itália.

Em outro exemplo, Alma Mater é o nome da biblioteca da Universidade de Coimbra, em Portugal, reforçando o termo empregado na nutrição de seus alunos por meio de conhecimento. Há esculturas da Alma Mater na Universidade de Havana, em Cuba, e na Universidade de Ilinois, nos Estados Unidos.

Há diversas escolas que também carregam esta expressão. Por exemplo, o Colégio Alma Mater Escola de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, ou a Alma Mater Escola de Educação Infantil, na zona leste da capital paulista.

Há também a variação Alma Mater Artis, que pode significar “arte por uma causa”. Trata-se de um grupo de São Tomé e Príncipe que promove a solidariedade por meio da arte e da cultura.

O significado de Alma mater está na categoria Significados