Significado de Âmbito

O que é Âmbito

Âmbito é uma palavra cujo significado é basicamente um domínio, uma área, um ambiente, campo ou esfera. Âmbito significa algum espaço, seja ele de caráter literal ou somente figurado. Essa palavra é utilizada comumente para designar vários destes espaços, podendo ter diversos significados conforme o tema em específico.

Quando falamos em âmbito no sentido figurado, por exemplo,estamos falando essencialmente sobre uma zona de atividade ou um campo de atuação.Existem muitos âmbitos com diversos significados, cada um deles voltados a cunhos específicos.

Alguns exemplos de âmbito com esse significadosão:

Âmbito familiar engloba toda a família, suas decisões, suas escolhas, seus estilos de vida e inclusive o ambiente físico no qual estão inseridos. Âmbito familiar basicamente é tudo o que circunda a família.

Âmbito jurídico trata-se de tudo o que envolve a esfera do direito e suas esferas, tal com cível, penal, trabalhista, comercial, até mesmo o direito militar e vários outros, pois, a área é bem extensa.

Âmbito financeiro faz parte da administração e engloba as atividades de gestão monetária, patrimonial e de todos os recursos com valor financeiro, seja na aquisição, venda ou planejamento. 

Âmbito nacional está na esfera de tudo o que envolve um país ou nação como um todo. Sejam suas decisões políticas, legislativas, militares e outras. As decisões tomadas em âmbito nacional significam que provavelmente todos serão afetados pelas mesmas.

Âmbito social envolve a sociedade como um todo, o que envolveas ações das organizações não governamentais, movimentos da sociedade civil e a população em geral. Vale lembrar que uma ação de âmbito social significa que algo está sendo realizado levando em conta os anseios e necessidades da população.

Âmbito profissional é o ambiente de trabalho e de qualificação seja ela acadêmica ou não. Seu significado está relacionado a tudo o que faz parte da vida profissional.




.


 

O significado de Âmbito está na categoria Significados