Significado de Setup

O que é Setup

Setup é um termo da língua inglesa.

O que é Setup:

O significado de Setup, traduzindo-se ao português, pode ser entendido como configuração, instalação, organização, disposição ou mesmo regulagem.

Embora com várias definições, a palavra setup é muito utilizada na área da computação. Nesse caso, setup se conceitua como uma fonte de comando ou uma configuração que permite que o usuário possa realizar alterações em certos programas, de modo que eles funcionem da maneira que atendam às suas necessidades.

Vê-se que o navegador Google Chrome ou o sistema operacional Windows 8 possuem variadas opções de setup. Jogos e programas de informática também possuem um arquivo que é executável e chamado de setup.exe – este arquivo que tem como função iniciar a instalação do jogo ou programas, além de alterar aspectos para também atender às necessidades do jogador.

Um setup, no contexto da gravação de imagens, designa a disposição e a instalação de câmera e luzes, assim como no posicionamento da câmera para que ela realize uma gravação de um plano determinado.

Para os esportes, o setup é considerado a preparação de uma jogada que faz com que o(s) atleta(s) conquiste(m) um ponto importante ou uma colocação.

Setup ainda é um termo que indica a forma como algumas peças, aparelhos ou ferramentas essenciais a um trabalho específico ou outro determinado fim estão organizados.

Set-up é uma palavra utilizada como o tempo que alguém ou uma equipe leva para concluir ou finalizar alguma tarefa. Um exemplo clássico é a troca de pneu de um carro durante a Fórmula 1.

Como gíria, setup é uma circunstância ou situação premeditada. Esta pode ser um esquema ou armadilha para enganar ou prender algum indivíduo.

Tempo de setup é o período quando a produção é interrompida para que as máquinas fabris sejam ajustadas. Esse período deve atender as variações do próprio produto e do próprio planejamento de produção que é feito pela indústria. A busca pelo menor número de interrupções é algo frequente nas empresas, pois abala a sincronia existente entre o planejamento e a produtividade – sem contar na variação de demanda – como, por exemplo, em um sistema em lotes.