Significado de Amoral

O que é Amoral

Amoral é tudo aquilo que não possui moral. O adjetivo de dois gêneros amoral se refere ao indivíduo ou a ação que não leva em conta ou desconhece os princípios morais.

O significado do termo amoral se confunde um pouco com o significado do termo imoral, contudo, apesar de os dois terem relação com a falta de moralidade, os termos têm significados distintos. O termo amoral se refere ao que não tem moral, e o termo imoral ao que é contrário a moral.

A palavra amoral é composta pelo prefixo “a”, de origem grega, que pode significar “ausência de”, “falta de” ou “negação”; e é composta pela palavra “moral” que significa o conjunto de regras tradicionais que regulam o comportamento das pessoas na sociedade. Assim, vemos que, etimologicamente, amoral é o que apresenta falta de moral, ausência de moral.

Com isso, temos que uma ação imoral é aquela que se opõe a moral, que ataca os costumes tradicionais, é, por tanto, uma ação considerada má e incorreta. Já uma ação amoral, carece de moral, pois é uma ação que desconhece os costumes tradicionais, não os leva em conta, os ignora.  

Podemos dizer então que o que é amoral está distante da moral, fora dela, é de certa forma neutro em relação a ética. Um sujeito que apresenta as condições para ser classificado como amoral não tem as condições subjetivas para julgar os seus atos e assim o que ele faz não pode ser classificado como moral ou imoral, somente como amoral.

Amoralismo

O amoralismo também é conhecido como niilismo moral ou niilismo ético. Para essa forma de ver o mundo não há nenhuma normal moral que deva ser levada em conta para determinar quais ações são ou não corretas. É uma negação das leis morais. Entre os seguidores do amoralismo contemporâneo podemos citar Richard Joyce, Will Provine e J. L. Mackie.

Para essa doutrina não existe nada que seja moral ou imoral, certo ou errado, pois esses conceitos são construídos ao longo da história e variam de cultura para cultura. Para o amoralista, as regras morais não estão de acordo com a realidade, são um faz de conta, uma convenção social que não tem valor em si, mas somente no sentido de dar vantagem a determinada pessoa ou grupo social em determinado contexto ou conjuntura.

Banda Amoral

Amoral também é o nome de uma banda de power metal formada Helsinque, capital da Finlândia em 1997. A banda mistura em seu som heavy metal melódico, metal progressivo e death metal e já lançou cinco discos que repercutiram sobretudo na Finlândia, Europa e Japão, por onde a banda também excursionou fazendo shows.

No ano de 2008, Niko Kalliojärvi, vocalista, saiu da banda por motivos particulares, se afastando dos palcos por alguns anos. Em seu lugar foi chamado Ari Koivunen, que foi vencedor do programa Ídolos finlandês no ano de 2007.

Niko Kalliojärvi voltou a ser vocalista da banda em 26 de março de 2015, assumindo também uma guitarra, e assim a banda Amoral passu a ter a atípica formação de três guitarristas e dois vocalistas. Contudo, um pouco mais de um ano depois, em 27 de julho de 2016, o grupo Amoral anunciou que encerraria as suas atividades no começo de 2017 devido a divergências entre os seus integrantes.

O significado de Amoral está na categoria Significados