Significado de Anarquismo

O que é Anarquismo

Anarquismo é um sistema político que defende a anarquia, que por sua vez, é a sociedade constituída sem governo.

Entre os significados de anarquia está a desordem ou confusão, que é provocada justamente pela falta de autoridade e direção.

Pierre-Joseph Proudhon é um símbolo da anarquia, sendo o primeiro a se auto-proclamar anarquista e que também foi um dos mais influentes escritores do anarquismo.

Em seu livro "Confissões de um Revolucionário", ele afirmou que "Anarquia é Ordem", frase que tempo depois se tornou o símbolo do anarquismo, composto pela letra A de anarquia dentro de um círculo que é a letra O de ordem.

A anarquia surgiu na Europa, onde as palavras anarquia e ordem se iniciam com a letra A e a letra O nas línguas europeias, assim como em outros idiomas do mundo.

Anarquismo, comunismo e socialismo

O anarquismo é uma ideologia política que defende a libertação do poder do Estado e aplicação de um sistema socialista com autogestão. Essa corrente política surgiu no século XIX em meio à AIT (Associação Internacional dos Trabalhadores), a primeira organização operária que reuniu membros dos Estados Unidos e de todos os países da Europa.

O movimento anarquista possui duas correntes, o anarquismo insurrecionário, que determina que a propaganda pelo ato, ou seja, a realização de uma ação de grande visibilidade é o que irá inspirar a revolta revolucionária, e o anarquismo social, que determina que somente os movimentos de massa possam ser capazes de provocar a transformação social.

O comunismo surgiu no século XIX e é uma ideologia política que luta por uma sociedade igualitária, que não é regida por um Estado e não possui classes sociais.

Já o socialismo, surgiu no final do século XVIII e defende a propriedade coletiva dos meios de produção e a distribuição de bens, com igualdade de oportunidades. Karl Marx, filósofo e revolucionário socialista, afirmava que o socialismo seria alcançado por meio da luta de classes e com atuação do Estado de bem-estar social, onde o Estado é o organizador da economia.

Anarquismo no Brasil

Ideias sobre o anarquismo chegaram ao Brasil após a imigração de trabalhadores europeus no final do século XIX e começo do século XX, que fundaram uma colônia anarquista no estado do Paraná em 1890, que durou apenas alguns anos.

Grandes greves foram provocadas em São Paulo e no Rio de Janeiro pela pelas classes operárias, contudo, as correntes anarquistas perderam força com a criação do Partido Comunista em 1922.

O significado de Anarquismo está na categoria Significados