Significado de Anisocitose

O que é Anisocitose

Anisocitose é a disparidade no tamanho das células, das hemácias ou glóbulos vermelhos, que são obtidos numa mesma amostra de sangue que foram coletadas pelo processo de esfregaço. É uma deficiência que está presente no início de algumas anemias e outras doenças sanguíneas.

Na gravidez também pode ocorrer o aumento de eritrocitária, que acontece por causa da necessidade de volume sanguíneo para o útero, placenta e feto.

O termo anisocitose eritrocitária faz referência à diferença no tamanho das hemácias ou eritrócitos. Os casos de anisocitose podem variar nas formas discreta, moderada ou acentuada, isso vai depender do estado sanguíneo.

O que é RDW

É uma sigla do termo em inglês “Red Cell Distribution Width(distribuição na largura das células vermelhas) que indica a deformação nas hemácias e que representa a porcentagem dos valores obtidos. Quando o valor está alto, indica que há um grande número de hemácias de tamanhos diferentes.

Macrocitose X Microcitose

A microcitose é a diminuição dos glóbulos vermelhos que causa deficiência de ferro, doenças crônicas e da talassemia.Quando o valor da RDW está muito elevado indica que há falta de ferro no organismo e por isso os glóbulos normais acabam não se desenvolvendo e provocando muitas hemácias de tamanhos reduzidos.A Macrocitose é o oposto, ou seja, é um aumento dos glóbulos vermelhos. Elas são denominadas de eritrócitos macrocíticos.

De acordo com a variação no percentual desses glóbulos é possível diferenciar doenças comoa anemia ferropriva da talassemia, ambas com VCM (Volume Corpuscular Médio), porém a talassemia tem um RDW normal, enquanto a anemia ferropriva tem um RDW alterado.

A anisocitose plaquetária consiste em plaquetas de tamanhos variados (pequenas, normais e grandes) onde não há predominância de nenhuma forma.  As causas da anisocitose ocorrem em situações onde há o processo de produção de plaquetas como em síndromes mieloproliferativas, mielodisplásicas e disfunções plaquetárias.

Microcitose homogêneaocorre quando o VCM tem um valor baixo e o RDW tem o seu valor normal. Os valores quando estão diminuídospoderão trazer certas consequências como: anemia por doença crônica, anemia ferropriva, malignidade, artrite reumatoide, anemia falciforme, anemia sideroblástica e talassemia.

Macrocitose heterogêneaocorre quando há um aumento nos valores das hemácias e pode ser causada pelo excesso de álcool, doença hepática crônica, deficiência de ácido fólico, deficiência de vitamina B12, esferocitose, mielodisplasia, hipotireoidismo ou drogas.

A Microcitose heterogêneaocorre quando o RDW estiver alto, já a macrocitose homogênea o VCM apresenta um valor alto e o RDW apresenta-se normal. 

Tratamento para anisocitose

Como há vários tipos diferentes de anisocitose, o tratamento também pode ser feito de inúmeras formas. Vai depender do grau de anemia que a pessoa tenha, mas os principais podem ser:

•Através de uma ingestão adequada de alimentos que sejam ricos em ferro.

  • Através do uso de penicilina.
  • Pode ser com o uso de medicamentos como o sulfato ferroso, que é muito utilizado no período da gravidez.
  • Em casos extremos o tratamento pode ser feito através de transfusão de sangue ou mesmo de transplante de medula.
Compartilhe este significado: