Significado de Ano Civil

O que é Ano Civil

Ano civil é o período de tempo compreendido entre o primeiro e o último dia do ano. Em diversas culturas há diferentes formas de mensurar o ciclo correspondente a um ano civil.

O que é Ano civil:

Na antiguidade, o ano civil estava ligado à prática da agricultura e era comum o uso da conjunção da lua com o sol, como medida de tempo.

Na atualidade, ainda é comum o uso de calendários lunares, entre outros, para demarcar o ano civil. O exemplo pode ser visto na cultura islâmica.

No ocidente, também temos diferentes calendários, mas o calendário gregoriano, instituído pela Papa Gregório XIII, em 24 de fevereiro de 1582, em substituição ao calendário juliano, tornou-se referencia mundial em decorrência do eurocentrismo existe desde o período das navegações.

O primeiro dia oficial marcado por este calendário foi o dia de 15 de outubro de 1582. Tendo os reinos de Portugal, Espanha e Itália sidos os primeiros a adotar a nova proposta de calendário para o ano civil.

No Brasil, o calendário civil oficial foi instituído por lei em 1949, sendo o ano composto por um período de 12 meses que corresponde a 365 dias.

Ano comercial

Devido às variações de calculo decorrentes do ano civil gregoriano, foi estabelecido para fins de contabilidade e matemática financeira o ano comercial. Mas qual o significado de ano comercial?

O ano comercial, diferente do ano civil, constitui-se no período de tempo em que se julga que o ano dispõe de 360 dias e cada um dos meses 30 dias.

O significado de Ano Civil está na categoria Significados