Significado de Ano Luz

O que é Ano Luz

Ano-luz é uma unidade de medida utilizada para calcular distâncias no espaço astronômico, ou seja, trata-se de uma medida de comprimento. Cada ano-luz equivale a aproximadamente 10 trilhões de quilômetros, que pode também ser representado por 6 trilhões de milhas. Segundo a maior organização mundial de astronomia, a União Astronômica Internacional, ano-luz é a distância no vácuo percorrida pela luz no período de um Ano Juliano.

O modelo de medida ano-luz é normalmente usado para referir-se à distância entre os astros, sejam eles estrelas, planetas, cometas e outros. Com a utilização do ano-luz torna-se viável e mais prático calcular todas as distâncias e publicá-las de maneira mais entendível e compreensível pela população geral. Tal medida não é utilizada em publicações acadêmicas e entre os astrônomos, sendo que eles normalmente preferem utilizar a unidade de medida parsec.

A velocidade da luz é de 300.000 km/s, o que em outras palavras representa que um segundo luz é igual a 300.000 km. O ano-luz possui aplicações também na aviação por meio do nanossegundo-luz, que nada mais é do que a distância pela qual a luz pode viajar pelo curtíssimo período de tempo de um bilionésimo de segundo, que é aproximadamente 30 centímetros. O radar de muitos aviões utilizam essa unidade de medida para saber a que distância os objetos estão da aeronave, sendo que isso está diretamente ligado com a própria segurança da aeronave e de toda a tripulação.

Não obstante, o ano-luz também pode ser utilizado a fim de descobrir a idade de um astro. Se uma determinada estrela está a, por exemplo, 100 anos-luz de distância do planeta Terra (vale lembrar que a luz viajou a 300 mil quilômetros por segundo), isso significa que sua luz demorou os mesmos 100 anos-luz para chegar até nosso planeta. Portanto, tal luz foi gerada há 100 anos – a luz que estamos observando é uma luz do passado, gerada nos mesmos 100 anos atrás. Tal luz não é a mesma da que está sendo gerada atualmente.

O sol, por exemplo, está há cerca de oito minutos-luz de distância da terra, o que significa que a luz que recebemos dele demora aproximadamente os mesmos oito minutos para chegar ao nosso planeta. Se por acaso ele de repente simplesmente “apagasse”, continuaríamos a receber a luz por mais 8 minutos, o que corresponde à distância dele para com o planeta terra. 

O significado de Ano Luz está na categoria Significados