Significado de Antítese

O que é Antítese

Antítese é uma palavra com origem no grego antigo, tendo o significado, na época, de “oposto à criação”, provinda de “anti” (contra) e de “pósis” (posição).

O que é Antítese?

Antítese é uma figura de linguagem, ou figura de estilo, voltada para a apresentação de palavras de sentidos opostos. O recurso de aproximação da palavras ou de expressões com sentidos opostos foi muito utilizado por autores de literatura do período Barroco.

O contraste estabelecido pela antítese tem como utilidade, basicamente, dar maior ênfase aos conceitos envolvidos, uma situação que não seria conseguida com a exposição isolada de cada conceito. A antítese é uma figura de linguagem que pode ser relacionada ao paradoxo.

Podemos também considerar a antítese uma figura de pensamento, voltada para a contraposição de conceitos, palavras ou objetos distintos. Desta forma, a antítese também pode ser usada em artes plásticas, além da literatura.

Como figura de linguagem, a antítese era bastante utilizada na literatura grega e latina, principalmente pelos filósofos, usando a aglutinação de palavras para ajudar na comparação de suas características, dando mais ênfase ao que representava cada conceito na realidade.

Um dos processos que utilizou a antítese, como um padrão antitético, aconteceu durante o Renascimento, nas artes plásticas, quando era predominante a lei da simetria. O contraste entre luz e sombra, de forma mais visível, era uma das características da dinâmica contrastante do Barroco.

A antítese ainda é bastante utilizada na literatura moderna, fazendo parte não só de livros de romance ou de poemas, onde aparecem como forma de salientar a importância de cada conceito, como vida e morte, alegria e tristeza, criando o que o autor pode definir como melhor forma de se comunicar, apresentando os lados opostos para que o leitor apreenda melhor cada conceito emitido.

Antítese e paradoxo

Embora possamos relacionar a antítese com o paradoxo, as duas figuras de pensamento não são exatamente iguais. A grande diferença é que a antítese se apresenta através de palavras que possuem sentidos opostos, enquanto que o paradoxo é a indicação de uma contradição de ideias que se apresenta na forma de uma frase ou de um pensamento.

O paradoxo nos leva a uma contraposição mais aprofundada de alguns conceitos, quando se expressa ideias que são incompatíveis entre si e, na maior parte das vezes, até mesmo inconcebíveis para a compreensão intelectual.

O significado de Antítese está na categoria Significados