Significado de Antropometria

O que é Antropometria

Antropometria é conhecida como uma vertente da antropologia que compreende as dimensões de partes do corpo humano. Ela é formada pela junção de duas palavras de origem grega: ántrophos, cujo significado quer dizer homem ou ser humano, e métron, que significa medida.

A antropometria faz relação com os ensinamentos da antropologia biológica ou física, que busca analisar questões genéticas e também biológicas do ser humano, fazendo comparações entre si.

Dentro da antropologia, a antropometria é desenvolvida com a ajuda de inúmeras técnicas que servem para medir cada parte do corpo humano. Esse processo é considerado muito importante para atletas e pessoas sedentárias, pois oferece dados detalhados a respeito da condição física e biológica desses indivíduos.

Dentro do mundo jurídico, a análise antropométrica é aproveitada como uma ferramenta que auxilia na identificação de criminosos. Essa análise se baseia na descrição detalhada do corpo dos suspeitos, por exemplo: retrato falado, fotografias, impressões digitais, proporções corporais, entre outros.

Apesar de sua importância, a antropometria era tida como uma pseudociência até a metade do século XX. Os nazistas chegaram a utilizar as técnicas antropométricas durante a Segunda Guerra Mundial. Eles utilizavam modelos de mensuração corporal para separar as pessoas da raça Ariana dos não-Arianos.

Hoje em dia, a antropometria é aproveitada pela medicina em várias áreas, como, por exemplo, para o estudo de doenças e anomalias que atingem as dimensões do organismo dos seres humanos. Há, por exemplo, um ramo que relaciona-se com o desenvolvimento do corpo infantil, que é conhecido como Puericultura e faz parte do ramo da Pediatria.

Antropometria nutricional

É possível a utilização das técnicas de antropometria para analisar o estado nutricional de uma determinada pessoa. Esta técnica é conhecida como antropometria nutricional.

Funciona da seguinte forma: o profissional faz uma avaliação nutricional verificando diversos aspectos e dados do corpo humano, como, por exemplo, o Índice de Massa Corpórea (IMC), Análise de Dobras Cutâneas ou ainda o Índice de Gordura entre a cintura e o quadril.

A antropometria infantil é feita por meio da coleta de inúmeros dados, fazendo a mensuração dos valores antropométricos em comparação com a idade. Devem ser colhidas informações sobre peso/idade, estatura/idade e peso/estatura, por exemplo.

É importante salientar que não se deve achar que a antropometria é como pesar e medir apenas, ela deve ser encarada como uma atitude de vigilância, devendo ter um olhar atento e contínuo para o estado nutricional da criança. A ação realizada no dia a dia ajuda na detecção de desvios nutricionais. E a antropometria é feita dentro do âmbito da enfermagem.

Antropometria e Ergonomia

Enquanto a antropometria consiste no estudo das dimensões e das partes do corpo, a ergonomia tem como significado o estudo da adaptação dos membros do nosso corpo ao ambiente. Ergonomia vem da junção de ergo, que quer dizer trabalho, com nomo, cujo significado é ciência.

A ergonomia se aproveita de algumas técnicas da antropometria para adaptar o ambiente de trabalho aos indivíduos. Por exemplo: criando cadeiras, mesas, tesouras, entre outros objetos que sejam mais simples e confortáveis para usar.

Para saber como obter as medidas necessárias para as adaptações ergonômicas, a antropometria se utiliza de dois recursos, a antropometria estática e a antropometria dinâmica.

O significado de Antropometria está na categoria Significados