Significado de Apatia

O que é Apatia

Apatia é uma palavra que chega até a língua portuguesa a partir do grego apátheia. A palavra apátheia vem de pathos, que quer dizer “o que afeta corpo e alma”, junto ao prefixo a-, que indica negação.

Assim, ao pé da letra, o significado de apatia é “aquilo que não afeta o corpo nem a alma”.

A apatia é tida como sendo uma condição psicológica por meio da qual o indivíduo apresenta indiferença, ou seja, é uma falta de emoção.

A pessoa apática não está motivada frente a algo e, como consequência, pode experimentar desgaste físico, inércia, fraqueza muscular e falta de energia, também conhecida como letargia.

A apatia também pode acarretar sonolência ou frieza e também possui efeito ativo no medo, na dor, no desejo e no prazer, pois o indivíduo torna-se indiferente em relação a esses sentimentos.

Para a filosofia, a apatia é caracterizada como a ausência de afetos ou de paixões, também conhecida como ataraxia.

Já no âmbito da teologia, a apatia relaciona-se ao desprendimento completo dos bens terrenos. Há também o conceito de apatia espiritual, que caracteriza alguém distante de Deus e que não tem forças ou vontade de se aproximar Dele.

Para a psicologia, a apatia é um tipo caracterológico que possui relações afetivas em um nível abaixo do médio. Já a apatia social tem a ver com a falta de vontade de agir, seja se revoltando ou tomando alguma atitude simples, quanto à corrupção política e a outros temas que causam revolta na sociedade.

Causas da Apatia

A apatia pode ter muitas causas, dentre elas, a mais comum está relacionada a doenças, em especial a depressão ou o câncer, que são doenças que mexem com o psicológico da pessoa.

A apatia também pode ser causada por um esgotamento nervoso.

Outra causa da apatia é um estilo de vida muito exigente, quando não há horas suficientes de sono ou uma rotina muito estrita e pesada.

A apatia pode ter causa psicológica, como no caso da depressão, ou causa médica, como no caso do câncer e de outras doenças que demandam muito da pessoa, como a meningite, a tuberculose, a desidratação etc.

Apatia e Empatia

A apatia e a empatia são, muitas vezes, confundidas, pois são bastante parecidas na grafia e ambas tem relação com a forma como uma pessoa interage com o mundo a seu redor. No âmbito do significado, porém, elas são opostas.

Enquanto a apatia é a ausência de sentimentos, vontades ou reações involuntárias, a empatia é a característica que o indivíduo tem de conseguir se colocar no lugar do seu próximo, compartilhando sentimentos de tristeza ou de alegria.

Tratamento da Apatia

A apatia nem sempre necessita ser tratada.

Algumas pessoas nascem apáticas em algumas áreas, enquanto em outras, essa apatia não se apresenta. Neste caso, é algo normal da constituição psicológica do indivíduo.

A apatia que se apresenta em determinado momento da vida também pode ser considerada natural. Por exemplo, se a pessoa nunca foi apática, mas se torna apática após o falecimento de alguém muito querido, essa apatia é um sintoma do luto e não uma doença. Se persistir por muito tempo, talvez seja indicativo de depressão e precise ser tratada, mas, para a maioria das pessoas, a apatia decorrente do luto dura pouco tempo.

O tratamento da apatia depende de sua causa. Assim, quando a apatia é causada como decorrência de uma doença, ela só poderá ser curada através da cura da doença. No caso de depressão, é necessária a cura da depressão.

Em casos de doenças terminais, não é possível tratar a causa da apatia, mas ela pode diminuir com acompanhamento psicológico.

 

 

 

O significado de Apatia está na categoria Significados