Significado de Apocalipse

O que é Apocalipse

Apocalipse é uma palavra masculina da Língua Portuguesa que diz respeito a uma série de episódios profetizados que culminarão no fim do mundo, isto é, levarão ao fim da vida na Terra como é conhecida nos dias de hoje.

O significado do Apocalipse surge a partir da origem do termo grego apokálypsis, que quer dizer “revelação” ou então “ação de descobrir”. Em um sentido figurado, o termo apocalipse pode se referir a um discurso obscuro ou então a um cataclismo.

Em geral, o substantivo apocalipse é muito utilizado para designar a chegada do fim dos tempos e está muito ligado a aspectos religiosos, em especial os cristãos, que destacam uma série de acontecimentos que marcam o evento denominado apocalipse.

Apocalipse na Bíblia

A principal fonte de informações sobre o apocalipse é a Bíblia, que utiliza essa expressão como sinônimo de Armagedom, um acontecimento citado na Bíblia em que se caracteriza como a luta final entre Deus, o diabo e os pecadores terrenos.

Um tópico que é muito comum de ser citado com relação ao Apocalipse é o caso do arrebatamento da Igreja. Segundo a Bíblia, mais precisamente em Tessalonicenses 4:3-18 e em 1ª aos Coríntios 15:51-52, quem aceitou Jesus como seu salvador será levado até as nuvens, onde se encontrará com Deus. Está aí o significado de arrebatamento de acordo com a religião cristã: que as boas almas serão resgatadas por Jesus Cristo antes do Apocalipse final.

Porém, dependendo da religião cristã, a interpretação a respeito dos eventos bíblicos do apocalipse pode variar um pouco. Por exemplo, no caso dos católicos, a ideia do arrebatamento não é lá muito aceita, enquanto que a segunda vinda de Jesus Cristo é considerada. Já entre os evangélicos, o arrebatamento é tema recorrente nos cultos e no trabalho de evangelização junto às pessoas. Sendo assim, em resumo, pode-se considerar que o significado dessa interpretação demonstra que os fiéis não seriam colocados no Paraíso antes do julgamento Divino, mas acabariam ficando na Terra durante esse período.

Apocalipse Zumbi

O apocalipse zumbi, conhecido em inglês como zombie apocalypse, é um evento muito abordado nas artes dramáticas, caso do teatro, do cinema e da literatura, entre outros.

Esse tipo de apocalipse funciona a partir da ideia da proliferação de zumbis (indivíduos mortos-vivos) que acabaria provocando a destruição da sociedade contemporânea e, consequentemente, colocaria a raça humana perto de se extinguir completamente.

Existem inclusive rumores e boatos de que alguns países teriam alguns protocolos para poder lidar com a possibilidade de ocorrer um apocalipse zumbi de verdade. No entanto, ele poderia ser distinto daqueles mencionados em livros, filmes e séries. 

Há autores que sustentam a teoria de que determinados tipos de vírus, de drogas ou então da utilização inadequada da nanotecnologia poderia provocar algo parecido com um apocalipse zumbi.

Livro do Apocalipse

O livro do Apocalipse está na Bíblia e compõe a última parte do Novo Testamento, tendo sido escrito pelo apóstolo João, também denominado como João de Patmos, ilha onde o apóstolo escreveu o livro apocalíptico.

Este trecho da Bíblia relata os acontecimentos do fim dos tempos e está repleto de simbolismos e também de profecias indicando o que poderá ocorrer a partir dali. Nos dias atuais há uma série de interpretações relativas ás profecias presentes no livro do Apocalipse.

O significado de Apocalipse está na categoria Significados