Significado de Apto

O que é Apto

Apto é um adjetivo que qualifica algo ou alguém a alguma capacidade natural ou mesmo adquirida, sendo que alguém apto para alguma tarefa é um sujeito habilitado e capaz de realizá-la. Apto também pode ser entendido como algo próprio, adequado e conveniente.

Essa palavra advém de aptidão, que inclusive é um conceito central da teoria da evolução que fala sobre a sobrevivência dos mais aptos. A aptidão é a habilidade e capacidade de um indivíduo realizar determinada tarefa ou missão, sendo que é possível demonstrar seu uso através dos seguintes exemplos:

“Ele não estava apto para realizar aquela maratona de exercícios físicos”.
“Você acredita que está apto a realizar essa missão?”
“Você precisa de muita aptidão para assumir o cargo, pois há muitas responsabilidades nele. Para exercer essa função, você precisará, sem dúvidas, estar plenamente apto.”


“Apto” costuma ser utilizado como abreviação da palavra apartamento, porém, essa abreviação está errada. A expressão “ap.” ou “apart” é que são maneiras corretas de abreviar a palavra apartamento. Para abreviar vários apartamentos, ou seja, no plural, basta escrever “aps.” ou “aparts.”. Ou seja. “apto” e “aptos” nada mais são do que adjetivos advindos da palavra aptidão, sendo o primeiro singular e o segundo no plural.

Exemplos:
Aquele sujeito é incrivelmente apto para realizar essa tarefa!– singular.
Será que eles estão aptos?– plural.

Exemplo para apartamentos:
Estou procurando o ap. nº 32 da Rua Madalena.– singular.
Eu moro no apart. nº 23. – Singular.
Eu queria muito comprar um daqueles aparts. e ter meu próprio lar. – plural.
Aqueles aparts. são muito bonitos. – plural.

No âmbito da teoria da evolução, o indivíduo apto é aquele capaz de adaptar-se ao ambiente e suas alterações, de modo que ele será capaz de sobreviver,  reproduzir-se e transmitir seus genes adiante, criando assim uma herança genética.

 

O significado de Apto está na categoria Significados