Significado de Armageddon

O que é Armageddon

Armageddon é uma palavra de origem hebraica “Har megiddo” que significa “Monte de Megido”. É grafada em inglês como “Armageddon”, em português brasileiro como “Armagedom” e no português europeu “Armagedão”.

O termo é encontrado na Bíblia e faz referência à região ou lugar onde deve ocorrer a batalha final entre as forças do Bem e do Mal, respectivamente, Jesus Cristo e seu exército celeste contra o Anticristo e seus seguidores, os quais sairão da boca de um dragão, de um falso profeta e da besta, para disseminar o mal e assim enganar todos os reis do mundo para que participem da batalha do Armageddon.

Nesta batalha caberá aos sobreviventes construir um mundo novo e melhor, pacífico e temente a Deus. A palavra aparece somente uma única vez na Bíblia Sagrada, no Livro do Apocalipse 16:16, de forma profética.

Contudo, existem autores e estudiosos que acreditam que no Antigo Testamento, no Livro de Jeremias 46:10, foi feita uma menção a essa batalha. De acordo com o versículo, esse será o dia da vingança do Senhor Deus dos Exércitos, que lutará na chamada terra do norte, que é próxima ao rio Eufrates.

Devido à citação direta do Armageddon no Livro do Apocalipse, o qual disserta sobre o fim dos tempos, logo as pessoas associaram a batalha ao momento final da vida humana na Terra. Desta forma, vários eventos catastróficos foram vistos como a possibilidade real de que tal profecia pudesse se concretizar, como é o caso, por exemplo, da Guerra Fria, onde se colocaram em posições opostas e conflituosas as maiores potências mundiais do século passado, ou seja, Estados Unidos e Antiga URSS.

De acordo com historiadores, ambas as nações possuíam forte armamento, uma vez que desenvolveu-se a famosa corrida armamentista que. Se a guerra fosse concretizada, a vida no planeta poderia ter acabado.

Em contrapartida, arqueólogos israelenses encontraram em novembro de 2005 os vestígios de uma antiga igreja cristã, onde hoje está localizada a atual prisão de Megido, local este que muitos afirmam que será o palco do Armageddon. De acordo com os estudiosos, esta igreja é uma das mais antigas do país e provavelmente teria sido erguida durante os séculos III e IV.

Armageddon - Filme

Armageddon é ainda o título de um filme dirigido por Michael Bay, que foi lançado em 1998. Trata-se de um drama e ficção cientifica e que tem em seu elenco principal os atores: Bruce Willis, Ben Affleck e Liv Tyler.

O filme aborda o trabalho de um grupo de perfuração profunda, que trabalha para a NASA e que tem como missão impedir a colisão de um enorme asteroide contra a Terra. O longa metragem foi um sucesso de bilheteria e contou como trilha sonora a música “I Don't Want to Miss a Thing” da banda de hard rock americana Aerosmith, cujo vocalista é Steve Tyler, pai da atriz Liv Tyler.

Armageddon rendeu mais de 553.709.000 dólares e foi mais bem sucedido que o longa lançado anteriormente “Impacto Profundo”, com os atores Morgan Freeman e Robert Duvall. 

Tanto os filmes, quanto o Armageddon bíblico remetem a possibilidade de mudança radical que desencadeará novo futuro para a humanidade, com o estabelecimento de uma nova era diferente das anteriores.

O significado de Armageddon está na categoria Significados