Significado de Arritmia

O que é Arritmia

Arritmia é um substantivo feminino. A origem do termo é desconhecida.

O que é Arritmia:

O significado de Arritmia caracteriza um distúrbio do ritmo cardíaco, que faz com que ocasione a sensação de que o coração deixou de dar uma batida. Ou seja, é a falta de um movimento regular nas pulsações, a falta de ritmo cardíaco.

Conhecida também como arritmia cardíaca, este é um mau funcionamento do coração que se configura no desregulamento do padrão de batimentos deste órgão, que pode ser tanto benigno (quando esta não altera o desempenho das funções do coração e também não oferece risco de morte) como maligno (quando este compromete a vida do indivíduo e oferece risco de morte ou mesmo de graves sequelas).

Muitos fatores podem ser responsáveis pelas arritmias. Alguns muito frequentes são:

  • Estresse,
  • Alcoolismo,
  • Diabetes,
  • Hipertensão,
  • Ataque cardíaco (infarto),
  • Fumo,
  • Uso de alguns medicamentos.

Outras causas possíveis da arritmia envolvem:

  • Hipertireoidismo,
  • Poluição do ar,
  • Cardiomiopatia e outros distúrbios do coração,
  • Consumo exagerado de cafeína,
  • Uso de entorpecentes,
  • Doença da artéria coronária.

Em muitos casos, a arritmia é somente diagnosticada em exames de rotina, pois há poucos e não frequentes sintomas. O médico pode reparar, através da ausculta cardíaca, se há alguma presença da arritmia ou também solicitar um eletrocardiograma para confirmação, além de mostrar qual o tipo de arritmia e em qual parte esta está originada.

Existem vários tipos de arritmia. São eles:

  1. Fibrilação atrial ou palpitação,
  2. Fibrilação ventricular,
  3. Taquicardia atrial multifocal,
  4. Taquicardia ventricular,
  5. Taquicardia paroxística supraventricular (síndrome de Wolff-Parkinson-White),
  6. Doença do nódulo sinusal,
  7. Obstrução atrioventricular (obstrução do coração).

Porém, alguns pacientes podem reclamar de incômodo, dor ou peso no peito, falta de ar, tonturas, palidez, sudorese, dificuldades respiratórias e sofrer até desmaios.

O ritmo das batidas de um coração normal – quando descansado – é de 60 a 100 por minuto. Quando se faz exercícios intensos ou mesmo o estresse, é possível notar que o ritmo cardíaco aumenta consideravelmente, mas este ritmo se restabelece logo quando a demanda de esforço também volta ao normal.

Entretanto, as arritmias podem estar presentes por um período maior de tempo, sendo que o coração pode bater demasiado lento – o que se dá o nome de bradicardia – ou demasiado rápido – ou taquicardia.

Bradicardia

A bradicardia, portanto, é uma alteração do ritmo cardíaco caracterizada pela irregularidade e lentidão dos batimentos, geralmente abaixo das 60 pulsações por minuto.

Esta baixa frequência cardíaca pode levar à pressão baixa, pela queda do esforço muscular feito pelo coração, além de outros danos ao organismo pelo recebimento de menos oxigênio.

Taquicardia

Já a taquicardia é o oposto da bradicardia – é a alteração do ritmo do coração que tem uma frequência de batimentos acima de 100 por minuto.

Pode também ser prejudicial, pois altera o equilíbrio do oxigênio e dióxido de carbono do sangue, pode bombear sangue com menor eficiência e também exigir mais oxigênio e nutrientes, o que pode causar angina e deixar a pessoa sem fôlego.

O significado de Arritmia está na categoria Significados