Significado de Artes Visuais

O que é Artes Visuais

Artes visuais são formas de arte que envolvem o desenho, a pintura, a fotografia, os vídeos e outras expressões que podem ser essencialmente vistas, sendo que uma característica comum entre todas elas é a representação do mundo real ou imaginário, visão, avaliação e apreensão.

Existem várias formas de manifestar as artes através do sentido visual, o qual está diretamente ligado à percepção humana e o significado implícito que determinada obra de arte tráz consigo. A arte cênica, por exemplo, possui a arte visual como um de seus componentes, uma vez que a maneira de identificar o que os atores estão fazendo e qual mensagem estão passando é através de sua linguagem visual, dos gestos, dos ambientes e dos cenários.

As artes decorativas também são uma modalidade de artes visuais, sendo que através dela é possível harmonizar ambientes e destaca-los visualmente de uma maneira positiva. As artes decorativas, assim como boa parte das artes visuais é facilmente percebida pelos indivíduos, pois normalmente são expressivas. A missão do decorador é realizar uma obra de arte entre os elementos de um espaço, seja de uma casa ou de um ambiente profissional.

Existe também o curso de artes visuais, que pode ser técnico ou na modalidade de bacharel, um tipo de diploma que certifica o aluno. O curso de artes visuais é repleto de disciplinas que tratam desde a evolução das artes até seus aspectos mais atuais. A missão do profissional é misturar elemento de modo a provocar reações nos expectadores, sejam fortes emoções ou mesmo uma reflexão sobre determinado tema.

Não obstante, também existe o curso de artes visuais e tecnologias, outra modalidade  de aprendizado, pois, assim que uma nova tecnologia surge é possível expressar-se visual e artisticamente de um modo totalmente novo, dinamizando a arte e os aspectos visuais.

O significado de Artes Visuais está na categoria Significados