Significado de Artigo

O que é Artigo

Artigo é um substantivo masculino que, na língua portuguesa, pode ser usado em distintas situações com distintos significados.

No contexto do jornalismo, um artigo é uma matéria especial mais rica em dados do que um mero texto informativo, envolve uma pesquisa especial e uma contextualização, algumas vezes mesclada com a opinião do autor. Artigos dessa natureza costumam aparecer em jornais e revistas.

Nos meios científicos e acadêmicos o artigo é um texto que que tem por finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa. Um artigo cientifico deve obedecer a determinadas normas de apresentação e apresentar detalhadamente a maneira como a pesquisa foi conduzida e as conclusões a que ela chegou.

No meio jurídico artigo consiste numa das divisões ou subdivisões de um documento, como em uma lei, por exemplo. O código civil ou a constituição são compostos por inúmeros artigos.

Também podemos compreender o termo artigo quando o vemos sendo utilizada para designar alguma coisa que pode ser comercializada e está sendo oferecida à venda em uma loja ou mercado, assim, teremos artigos de beleza, artigos masculinos, artigos de limpeza, artigos de luxo, artigos de cozinha e etc.

Definição de Artigo na Gramática

O termo artigo é bastante comum em gramática, pois este refere-se à classe gramatical que consiste em palavras que antecedem o substantivo com a finalidade de determiná-lo ou torná-lo indeterminado. Os artigos podem ser, portanto, classificados em artigos definidos e artigos indefinidos.

Artigo definido – esse é o artigo que tem como função identificar alguém ou alguma coisa, pressupondo que existe um conhecimento prévio sobre o assunto tratado. Eles são precisos. Os artigos definidos são “a”, “o”, “os” e “as”. Exemplo: “Devolva-me todos os livros e os discos que lhe emprestei. ”

Artigo indefinido – esse é o artigo que tem como finalidade identificar algo ou alguém de maneira imprecisa, incerta, tratando de um assunto em que não existe o completo domínio. Os artigos definidos são “um”, “uma”, “uns” e “umas”. Exemplo: “Eu tenho a impressão que um disco e umas fitas k7 da minha coleção estão com você”.

O significado de Artigo está na categoria Significados