Significado de Assertividade

O que é Assertividade

Assertividade é um substantivo feminino presente na língua portuguesa. Assertividade vem de asserto, que não deve ser confundido com acerto. Enquanto acertar é fazer algo de maneira correta, um asserto é uma proposição decisiva.

Assim, o significado de assertividade é a qualidade do que é assertivo, afirmativo ou positivo. Em outras palavras, uma pessoa assertiva é aquela que possui autoconfiança e que não encontra qualquer barreira para expressar suas opiniões e anseios.

A assertividade é considerada como uma competência de caráter emocional. É ela quem determina se um indivíduo possui uma posição clara. Uma pessoa que é assertiva jamais fica “em cima do muro”, mas, pelo contrário, afirma quem é e sua fala demonstra a segurança de uma boa auto estima, de quem sabe o que quer e como fazer para alcançar o objetivo.

A qualidade da assertividade costuma estar em comunhão com uma outra: a proatividade. Uma pessoa proativa é aquela que assume a direção de sua vida.

A assertividade não tem a ver com acertos ou erros. Uma pessoa assertiva pode estar errada na maior parte do tempo. A assertividade quer dizer apenas que a pessoa defende suas ideias e ideais com vigor e que demonstra ter respeito pelo ouvinte.

Assertividade na comunicação

A assertividade é uma característica bastante útil para todos aqueles envolvidos na área da comunicação, pois ela dá ao ouvinte uma impressão de maturidade, de confiança, de alta autoestima. Além disso, é bastante agradável ver alguém que é capaz de defender veementemente suas ideias sem ofender, subjugar ou humilhar outras pessoas.

A comunicação assertiva é livre de rodeios, de mentiras, de corrupções. Ela é clara, honesta, objetiva.

A assertividade não é uma característica presente em todas as pessoas, mas é sempre bom busca-la, pois ela oferece muitas vantagens. Uma pessoa assertiva possui boa imagem social; é capaz de se expressar bem; fomenta, no outro, o respeito; auxilia na resolução de conflitos; passa mais credibilidade.

Assertividade e Psicologia

A psicologia classifica o comportamento humano em: passivo, agressivo, passivo/agressivo e assertivo.

Se olharmos pelo viés da interação social, o comportamento assertivo apresenta-se como sendo o mais saudável, pois traz benefícios a todos os participantes da interação.

Embora uma pessoa possa apresentar mais de um tipo de comportamento, adequando-se à espécie de interação social a qual está submetida, é fato que pessoas que são mais assertivas são mais respeitosas e seguras, além de lidarem bem com críticas. Uma pessoa assertiva reflete sobre as críticas que recebe e busca melhorar.

O significado de Assertividade está na categoria Significados