Significado de Ateu

O que é Ateu

Ateu vem da palavra de origem grega atheos, formada pelo prefixo de negação “a” mais o radical “theos” que significa deus, podendo ser traduzida literalmente como “sem deus” ou mais especificamente como “aquele que não acredita em deus”.

O que é Ateu

Um ateu pode ser aquele que nega que Deus existe, aquele que não crê que Deus exista ou que não acredita em qualquer tipo de divindade. Um ateu, em geral, é um racionalista que nega a existência de Deus porque não consegue racionalmente encontrar evidências de sua existência.

Por extensão, podemos dizer que um ateu é aquele que não acredita em nada, um descrente completo; e num sentido pejorativo, ateu pode ser aquele que desrespeita a religião, que não tem consideração pela crença e a fé dos demais, que ignora aquilo que se relaciona a fé.

Na Antiga Grécia, o ateu era aquele que rejeitava as divindades cultuadas, que não acreditava em sua existência, que não lhes prestava culto ou reverência. Com o advento do Catolicismo e a transformação do Ocidente em uma sociedade monoteísta, a palavra ateu, que antes se referia a quem não acreditava em deuses, passou a ser usada para aquele que não acredita em Deus. Contudo, ser ateu durante a Idade Média e Moderna era uma heresia grave e só com a Idade Contemporânea começou-se a se criar sociedades onde uma pessoa pode se considerar ateia sem ser atacada ou desrespeitada por isso.

O ateísmo às vezes é confundido com o gnosticismo, contudo, esses são conceitos diferentes onde temos que o ateu será aquele que nega completamente a existência de Deus, enquanto que o gnóstico é aquele que nega que o ser humano tenha a capacidade para saber se Deus realmente existe ou não.

Com a internet e o acesso à informação de nossos tempos, um número grande de pessoas passou a se identificar com as ideias do ateísmo, e uma espécie de militância passou a surgir, com muitas pessoas divulgando as ideias, valores e preceitos do ateísmo. Com isso, surgiu a ideia do ateu ativo, como aquele que está sempre defendendo e pregando a respeito de sua crença de que Deus não existe, e do ateu passivo, aquele que simplesmente nega a existência de Deus, mas guarda isso para si mesmo.

O significado de Ateu está na categoria Significados