Significado de Atol

O que é Atol

Atol é um substantivo masculino. O termo vem do Malaio atolu, que significa “recife”, que veio, possivelmente, de adal, que é “o que fecha, o que une”.

O significado de Atol descreve uma ilha oceânica caracterizada por ter um formato oval e formada por corais. Por isso, pode-se descrever o atol como um recife de coral com forma circular que cresce sobre os corais e outros seres invertebrados.

Posteriormente, pode-se dar origem a uma espécie de lagoa rasa no interior da ilha.

Curiosamente, após a ilha começar a afundar, dando origem à essa lagoa, o recife se acumula e cresce para fora a fim de procurar nutrientes nas águas. Dessa maneira, ele se transforma em um recife de barreira.

Além disso, alguns tipos de vegetações, como as plantas tropicais, podem surgir graças à formação de uma fina camada de solo ao redor da estrutura do recife. As plantas tropicais também existem por conta dos próprios atóis se formarem, com mais predominância, em mares tropicais, como é o caso dos oceanos Pacífico e Índico.

Um exemplo é o atol de Mururoa (Moruroa), localizado no Arquipélago de Tuamotu, na Polinésia Francesa. O local foi utilizado pela França para ensaios nucleares durante 30 anos.

O termo atol também é a denominação da marca de produtos de limpeza que pertence à organização Ypê. No mercado brasileiro, são disponibilizados o lava-louças líquido Atol e o desinfetante perfumado atol.

Atol das Rocas

Atol das Rocas é uma reserva biológica do Brasil desde 1979 através de decreto federal, localizada a 267 quilômetros da costa do estado do Rio Grande do Norte. O local é considerado como o principal ponto de estudos sobre a vida marinha no Brasil, principalmente por conta do mínimo de interferência humana no local.

Para título de curiosidade, o acesso de pesquisadores ao atol é controlado. Uma autorização deve vir do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (que é responsável por administrar a ilha) para fazer a visitação ao atol.

O atol das Rocas é o único do Oceano Atlântico no Hemisfério Sul. A fauna é extremamente rica, enquanto que a flora é pobre, constituída por algas, coqueiros e pequenos arbustos.

O significado de Atol está na categoria Significados