Significado de Áurea

O que é Áurea

Áurea é uma palavra que tem origem no latim, “aurum”, que tinha o significado de “ouro”. Com a evolução do idioma e com sua adaptação para o português, passou a ter o sentido figurado, podendo significar uma coisa feita de ouro ou que brilha como ouro.

Áurea é um substantivo no gênero feminino, também tendo a função de adjetivo, de áureo, descrevendo alguma coisa dourada, que brilha ou resplandece.

No seu sentido figurado, a palavra áurea é representativa de uma coisa magnífica, valiosa, brilhante. Podemos dizer, por exemplo, que uma vitória foi áurea, também lembrando aqui a coroa de louros colocada sobre a cabeça dos competidores que venciam as provas, lembrando serem os mais qualificados, os “ouros” do atletismo.

Não devemos confundir a palavra áurea com aura, que são palavras distintas e com significados bem diferentes. A palavra aura reporta a um conceito místico, sendo usada para definir um brilho espiritual invisível aos olhos e que, segundo os místicos, rodeira o corpo de uma pessoa, podendo apenas ser vista por quem tem poderes especiais para isso.

Tanto no masculino quanto no feminino, a palavra áurea pode ser usada quando queremos nos referir aos melhores pontos de alguma coisa. Podemos exemplificar , por exemplo, que a década de 1960 foi a época áurea da história do Brasil, conhecida como Anos Dourados.

Lei Áurea

Em nossa história temos a Lei Áurea, que levou o número 3.353, tendo sido assinada pela Princesa Isabel, no dia 13 de maio de 1888 e que foi a lei que extinguiu a escravatura no Brasil. Por seu significado, uma “lei de ouro”, passou a ser chamada de Lei Áurea, o que demonstra a importância da lei, que teve como propósito acabar com a exploração brutal dos colonizadores e fazendeiros sobre os escravos vindos da África.

A Lei Áurea, no entanto, não é assim reconhecida por muitos estudiosos, já que, embora tenha libertado os escravos, não lhes deu condições de sobrevivência, ou seja, não aboliu a escravidão, tornando os negros pessoas que viveram à margem da sociedade.

Aurea mediocritas

Aurea mediocritas é uma expressão latina, de autoria de Horácio, poeta e filósofo romano, estando presente em uma de suas odes, seus poemas, como eram assim chamados.

A expressão de Horácio nos leva a pensar que o segredo da verdadeira felicidade está no contentamento, querendo o autor levar seus leitores a acreditar que o ser humano deve ficar satisfeito com aquilo que tem na vida, não devendo ter maiores aspirações ou desejos além daquilo que é capaz.

Proporção áurea

A proporção áurea é um valor matemático relacionado com a sequencia de Fibonacci, onde a divisão de um determinado número pelo que lhe é imediatamente anterior dá origem a um número conhecido como número de ouro. O valor arredondado conseguido com a equação ficou definido como 1,618, ou razão áurea.

A proporção áurea é bastante utilizada na arte, na pintura e na arquitetura, tendo sido aplicada na construção do Parthenon, o templo grego de Atenas.

O significado de Áurea está na categoria Significados