Significado de Autonomia

O que é Autonomia

Autonomia é um substantivo feminino comumente designado pelo dicionário como a capacidade de governar-se ou manter-se pelos próprios meios e/ou recursos. A palavra autonomia pode ser atribuída a vários significados, pessoas e objetos, podendo possuir algumas variações conforme a atribuição específica. Por exemplo, autonomia pode ser utilizada como termo para determinar o tempo de duração do funcionamento de um aparelho, de sua pilha ou bateria. Para um indivíduo, a autonomia também pode representar a autossuficiência e também representar uma pessoa independente.

Existe o conceito de profissional autônomo, uma pessoa que trabalha por conta própria, ou seja, que não é funcionário de uma empresa.

Para as ciências políticas a autonomia é a capacidade de uma nação, país ou estado de manter-se estruturalmente de modo a que suas leis, regras e normas possam ser criadas, aplicadas e mantidas de forma livre, ou seja, sem que haja a interferência de outras nações sobre tais leis, regras e normas. A autonomia de um país está também atrelada à soberania, ou seja, a sua capacidade de fazer valer sua independência na prática.

No âmbito da filosofia, a autonomia está diretamente ligada à liberdade individual, no que diz respeito ao fato de um indivíduo poder tomar suas próprias decisões, escolhas e decidir como será a sua vida e o seu futuro com base em sua razão. Isso significa que o indivíduo não age por detrimento de uma coação ou condicionamento, e sim que ele próprio é que exige de si essas decisões.

Já na Educação, autonomia é a capacidade de um aluno em organizar seus estudos, buscar fontes, autores, pesquisas, dados e exercícios que lhe auxiliem no estudo, sendo que tal autonomia é resultado da escolha individual do aluno. Isso significa que o indivíduo autônomo na educação possui maiores chances de aprendizado e construção de conhecimento.
 

O significado de Autonomia está na categoria Significados