Significado de Babilônia

O que é Babilônia

Babilônia foi a capital da Suméria, na antiga Mesopotâmia, que ficava entre os rios Eufrates e Tigre. É onde fica o Iraque, hoje.

A palavra “Babilônia” tem o significado de “Porta de Deus”. Sendo que, para o povo judeu, Babilônia tem origem hebráica e significa “grande confusão”.

Além de tudo, esse nome aparece várias vezes na Bíblia. No livro do Apocalipse pode ser encontrada no capítulo 14, verso 8, sendo usada precisamente 6 vezes.

De acordo com a história, a cidade da Babilônia foi extremamente importante na antiga Mesopotâmia. O Rei Nabucodonosor construiu um verdadeiro império e sua cidade era muito avançada para aquela época. Muitas pessoas que lá viviam tinham grande sabedoria e dominavam várias áreas como a agricultura, arquitetura, astronomia e muitas outras.

É bom lembrar que não foi somente Nabucodonosor quem exerceu influência nessa época. Antes dele, o primeiro rei da Babilônia, Hamurabi, realizou um grande feito que até hoje influencia a vida das pessoas. Ele foi o responsável pela divisão do dia como todos conhecem, pois partiu dele a ideia de dividir o dia em 24 horas e as horas em 60 minutos.

Jardins da Babilônia

Babilônia não é famosa somente pelas contribuições que deixou para o mundo. Ela também é lembrada por seus famosos “Jardins Suspensos da Babilônia”. Dizem que Nabucodonosor o construiu para sua esposa Amytis.

Porém, não se tem nenhum registro que comprove se realmente esses jardins existiram, não há nenhum fato ou descrição que comprove se ele foi ou não real. Apesar disso, foram listados como sendo uma das sete maravilhas do mundo antigo.

Babilônia também foi o nome dado a um disco lançado no ano de 1978 pela cantora Rita Lee.

A novela Babilônia, da Rede Globo, foi lançada no ano de 2015 e trazia vários assuntos polêmicos para o horário nobre da TV brasileira. Porém, assuntos como a homossexualidade e o preconceito racial não foram muito bem aceitos pelo público, afetando assim, a audiência da mesma.

O significado de Babilônia está na categoria Significados