Significado de Backup

O que é Backup

Backup é um termo que tem origem no idioma inglês e é uma palavra formada pela junção dos termo back e up, que respectivamente podem ser traduzidos para o português como “costas/pra trás” e “pra cima”. Entretanto, quando os dois termos estão juntos na palavra backup, esta ganha um novo significado, podendo ser traduzida como cópia de segurança.

A cópia de segurança ou backup são então termos comuns na área da informática, onde um backup seria uma cópia de determinados arquivos, que ficam armazenados em algum dispositivo como um pen-drive ou CD para que fiquem a salvo. Caso aconteça algum problema no computador ou software que trabalha com os originais desses arquivos, não haverá grandes problemas, pois existe uma cópia de tudo o que foi perdido ou danificado.

O costume de fazer um backup é mais comum entre os profissionais que não podem correr o risco de perder seus dados. Entretanto, muitos usuários comuns também têm adotado a prática do backup, para garantir a segurança dos seus trabalhos.

Em geral, o backup passa a ser uma necessidade de um usuário de computador frequente quando este passa pela primeira vez pela experiência de perder todos os dados com que trabalhava por um descuido ou equívoco ou mesmo por um problema da máquina. Conforme a situação, isso pode ser um problema grave, e quem passa por essas situações nunca mais deixa de considerar bastante fazer um backup sempre que parecer necessário.

Backup Online

Hoje, com a internet, temos também a oportunidade de efetuarmos o backup online. Diversos servidores oferecem gratuitamente esse serviço como o Google Drive, Icloud, Megacloud, Dropbox e muitos outros.

O backup online é interessante pela praticidade e pela oportunidade de poder acessar os seus dados de qualquer lugar com um computador e também de poder compartilhar com qualquer um as informações nele contidas.

 

O significado de Backup está na categoria Significados