Significado de Bamba

O que é Bamba

Bamba é um termo que pode possuir vários significados. Popularmente pode significar que uma pessoa é perita em uma determinada coisa ou assunto, ou seja, é muito boa no que faz.

Na linguagem coloquial do dia a dia é usada para descrever alguém corajoso, destemido e que encara qualquer situação. Um verdadeiro “bambambã”, como muitos gostam de caracterizar esse tipo de pessoa.

Exemplos de seu uso:

“Maria está andando na corda bamba!”

“Minha sandália está bamba e não consigo encontra nenhum sapateiro que a arrume!”

“Ele é um verdadeiro bamba na matemática”.

O sentido de bamba vai depender muito da situação na qual o termo estiver inserido.

É uma palavra que pode ser usada para fazer referência a algo que está frouxo, que não é firme. Pode ser também usada no sentido de instabilidade ou de perigo. É também o nome de um pássaro africano.

O termo bamba pode ser encontrado em várias letras de músicas de cantores e grupos brasileiros. Como na canção “Casa de Bamba” de Martinho da Vila:

"Na minha em casa todo mundo é bamba, todo mundo bebe, todo mundo samba."

Na música de Ritch Valens “La Bamba” que foi um enorme sucesso do cantor americano de descendência mexicana.

“Para bailar la Bamba
Para bailar la Bamba se necessita
Una poca de gracia, una poca de gracia
Pa' mi, pa' ti, ay arriba y arriba”

Foi também o nome de um famoso tênis muito usado pelos adolescentes dos anos 70 e odiado pelos dos anos 80. Esse tênis fazia parte dos produtos desenvolvidos pela empresa Alpargatas.

Por ser um produto de baixo custo foram comercializados milhares de pares por toda América do Sul. Deixou o mercado por volta dos anos 90. Em 2000 ele foi relançado, porém com novas cores.

Kleber Bambam ficou conhecido por ter participado da primeira temporada do Big Brother Brasil. Na época ele foi o vencedor e ganhou um prêmio de 500 mil reais.

O significado de Bamba está na categoria Significados