Significado de Bandeira Argentina

O que é Bandeira Argentina

A bandeira da Argentina é composta por três faixas horizontais, com larguras iguais, tendo as cores azul-celeste e branca. No centro, apresenta o Sol de Maio, com um rosto e cores em amarelo e ouro, de onde se espraiam 32 raios ondulados.

As regras para a confecção da bandeira da Argentina preveem a proporção de 9:14, com largura das listas de 1,6 de altura e o sol colocado a 5/6 da altura das listas, devendo o diâmetro do sol ter 1/9 da altura da bandeira.

História da bandeira da Argentina

A bandeira da Argentina foi adotada oficialmente em 27 de fevereiro de 1812. Sua idealização foi do jornalista, intelectual, advogado e político Manuel Belgrano.

Belgrano foi um general, considerado herói da guerra pela independência da Argentina, que propôs ao governo a produção de um símbolo nacional, uma bandeira que o exército pudesse usar e que servisse como identificação na nova nação americana.

Diante da aceitação, desenhou uma roseta com as cores azul-celeste e branco, gerando a bandeira argentina. O desenho do sol, no centro, é uma criação do ourives peruano Juan de Dios Rivera, que era apelidado de "El Inca", já que era descendente dessa civilização.

O desenho lembra o Sol de Maio, símbolo do deus Inti dos Incas, cuja referência é a Revolução de Maio, que aconteceu em 1810, marcando o início da independência dos países que, até então, compunham o Vice-Reino do Rio da Prata, englobando os territórios da Argentina, parte norte do Chile, a parte sul do Brasil, do Paraguai, da Bolívia, do Uruguai e de partes do sul do Peru.

Significado das cores da bandeira da Argentina

Segundo seu criador, a bandeira da Argentina tem o azul, representando a cor do céu, enquanto que o branco representa a busca dos argentinos pela paz e pela pureza.

A escolha das cores, segundo alguns historiadores, também teria um fundo religioso, por representar as cores da Virgem Maria como Imaculada Conceição, já que a imagem é representada com um manto azul. A Virgem Maria era a padroeira do Consulado do Comércio de Buenos Aires, local administrado por Belgrano, que também tinha uma bandeira com essas cores.

Outras informações sobre a bandeira da Argentina

As cores da bandeira da Argentina possuem outros significados, como o ideológico, onde o azul representa os ideais de justiça, verdade e fraternidade. Na simbologia poética, as cores seriam inspiradas no céu e nas nuvens.

No sentido patriota, o azul celeste era a cor preferida para os laços e faixas usados na identificação durante as invasões inglesas, além de ser a cor usada pelas sociedades secretas e patrióticas.

A cor azul também sempre foi usada nos adornos das damas, em xales, casacos e mantas, além de ser ainda a cor preferida pelos incas em seus ornamentos.

A bandeira azul e branca foi escolhida para evitar qualquer menção à Coroa Espanhola, tendo sido inspirada nas faixas da bandeira da França que, com seus escritores, filósofos e economistas, inspiraram a ideia da Revolução de Maio.

Curiosidades sobre a bandeira da Argentina

  • O Dia da Bandeira é uma data nacional comemorada na Argentina, relembrando a morte de Belgrano, ocorrida em 20 de junho de 1820.
  • O desenho de três faixas é um dos mais comuns em bandeiras de países, aparecendo em cerca de um terço de todas as bandeiras do mundo.
  • A bandeira da Argentina está relacionada com as bandeiras do Uruguai e do Paraguai, já que os territórios desses países faziam parte do Vice-Reino do Rio da Prata, tornando-se independentes na mesma época e em condições similares.

O significado de Bandeira Argentina está na categoria Significados