Significado de Bandeira do Chile

O que é Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile é o símbolo que representa o país e o torna distinto das outras nações.

O uso das bandeiras surgiu na Idade Média, como uma forma de evitar que exércitos aliados se atacassem. Um pedaço de pano em um estandarte era utilizado para identificar os exércitos nas batalhas e, assim, evitar o fogo amigo.

Com o tempo, uniu-se os símbolos utilizados em brasões e escudos ao pano hasteado nos estandartes, criando as bandeiras.

Significado, origem e cores da bandeira do Chile

A bandeira do Chile é composta por duas cores na forma de duas listras horizontais de mesmo tamanho, uma branca e uma vermelha. No quadrante superior esquerdo da bandeira do Chile, há um quadrado de cor azul que tem em seu centro uma estrela branca de cinco pontas.

A adoção da bandeira do Chile ocorreu no século XIX, mais especificamente em 18 de outubro de 1817.

Assim como ocorre em todos os países, as cores da bandeira do Chile (ou bandeira chilena) também possuem significados.

A cor branca é utilizada para representar a neve que está assentada no topo das montanhas que formam a Cordilheira dos Andes.

A cor vermelha é adotada como uma homenagem aos chilenos que guerrearam e morreram na guerra de independência, que deram suas vidas para a liberdade do país.

O quadrado de tom azul, no topo, representa o céu e a estrela é a representante da República chilena, que é única. Assim, a estrela é um dos poucos símbolos de regimes políticos encontrados em uma bandeira.

Saiba mais a respeito da bandeira do Chile:

Entre os chilenos, a bandeira do Chile é conhecida como La Estrella Solitaria, que quer dizer, em português, “a estrela solitária”.

A estrela na bandeira é uma representante silenciosa do fato de que o Chile não é uma República Federal, mas unitária.

O significado de Bandeira do Chile está na categoria Significados