Significado de Bartender

O que é Bartender

Bartender é uma palavra que tem origem no inglês e pode ser traduzida como garçom. Em sua origem a palavra é composta pelas junções de bar e tender, onde tender pode ser traduzida como cuidar de algo, se encarregar de alguma coisa, guardar, vigiar, enquanto que a palavra bar tem o mesmo sentido no português.

Contudo, apesar de originalmente a palavra bartender ter o mesmo significado de garçom, ela é mais especificamente usada para designar um funcionário de um bar que está preparado não só para servir aos clientes, mas pata preparar drinks os mais diversos, com misturas inusitadas, exóticas e originárias de diversos países.

Um bartender é então, muitas vezes, um verdadeiroshow man, que além de ter um amplo conhecimento no preparo de bebidas, faz as suas misturas de forma performática, com malabarismos e carisma, de modo a encantar os clientes do estabelecimento onde trabalha.

Com isso, para adquirir os conhecimentos necessários para a profissão e se diferenciar de um simples garçom, são oferecidos cursos em todo o Brasil para bartenders. Nesses cursos além de aprender as técnicas para o preparo de coquetéis e para a criação de novas bebidas, e técnicas para as suas manobras com copos e garrafas, os futuros bartenders aprendem também técnicas de venda e de atendimento ao público.

No mundo dos bartenders existem ainda outros termos comuns relativos aos profissionais da área. Quando o bartender é um homem, por exemplo, ele pode ser chamado de barman, termo que numa tradução fica “homem do bar”. Quando é uma mulher que desempenha a função de bartender ela pode ser chamada de barwoman ou mesmo barmaid.

Um outro termo que encontramos com alguma frequência é aquele que descreve o auxiliar do bartender. Em bares com muito movimento o bartender precisa de ajudar para desempenhar as suas funções, e assim ele contará com um barback, uma pessoa que lhe prestará o auxílio lavando copos, repondo gelo no estoque, abrindo garrafas e etc. 

 

O significado de Bartender está na categoria Significados