Significado de Old School

O que é Old School

Old School ou “old skool” é uma gíria do idioma inglês que pode se referir a qualquer coisa de uma era antiga ou considerada fora de moda. O termo também é muito utilizado para sugerir grande respeito a algo que tem qualidade e valor duradouro.

O termo traduzido para o português poderia ser “escola antiga” ou “velha guarda” e remete a algo do passado, como um grupo de pessoas que costumavam se reunir, um tipo de música que costumava tocar ou um estilo de roupa que se costumava usar e isso pode tanto estar ligada à expressão “bons tempos”, como também a algo antiquado, dependendo do contexto.

significado de old school

Na moda, sempre existe algum tipo de peça ou acessório que marcou uma década, o qual foi muito usado por todas as pessoas daquela geração. Quando ele permanece sendo muito utilizado depois de anos, é considerado algo “old school”, ou seja, de uma época antiga. Afinal de contas, na moda também é considerado “estilo” usar uma peça diferente, onde a pessoa possa se destacar em meio às outras.

Já na música, “old school” é utilizado para se referir ao hip hop que se destacou no final dos anos 1970 nos Estados Unidos e se prolongou pela maior parte da década de 1980, e que foi um som usado pelas comunidades pobres da época para expressarem suas dificuldades.

A era old school do hip hop findou-se com outras expressões artísticas, como a breakdance e o graffiti. E na área da arte, o old school está presente em um estilo de tatuagem que recebe esse nome, que são caracterizadas pela pequena opção de cores, pelos contornos fortes e traços simples e alguns exemplos delas são as rosas vermelhas e pretas, âncoras, caveiras e mulheres nuas.

“Old School” também é o nome de um filme de comédia lançado em 2003 e que recebeu o nome “Dias Incríveis” no Brasil. O longa metragem conta a história de três homens na fase dos 30 anos, que estão saudosos da época da faculdade e montam uma fraternidade para reviver as festas e confusões dos velhos tempos.

Compartilhe este significado: