Significado de Roots

O que é Roots

Roots é uma palavra de origem inglesa, que pode ser considerada um adjetivo, verbo ou mesmo um substantivo masculino.

O que é Roots:

Roots tem o mesmo significado que o termo root, que traduz-se como raiz (de planta, do cabelo, do dente, entre outros).

Como substantivo masculino, roots pode ser utilizado como tradução para as palavras fonte, essência, base ou origem.

Quando verbo, roots pode trazer definição de fixar, radicar ou enraizar. Já como adjetivo, roots é traduzido como essencial, fundamental, básico, entre outros.

Ao ser usada no sentido figurado, roots – da mesma forma que root – está associado com a base ou origem das coisas. Um exemplo é a raiz matemática, mas pode-se destacar a raiz familiar e raiz musical.

O termo roots também é usado como gíria em alguns países de idioma inglês. Dessa forma, roots pode identificar o cigarro de marijuana (a erva de maconha).

A palavra roots tem origem na língua inglesa protogermânica e no arcaico que escreviam como rot, wrot e wyrt.

Reggae roots

O termo roots é muito associado com o reggae – estilo musical que surgiu na Jamaica na década de 1960. Através dessa relação, originou-se um subgênero para esse gênero musical, chamado reggae roots, que significa “reggae de raiz”, “reggae original” ou ainda “reggae puro”.

É comum ter o reggae roots relacionado com o Rastafári – movimento religioso que tem a representação divina o Jah (ou Jave), que seria um dos nomes dados à Deus, visto na versão da Bíblia do Rei Tiago.

O movimento Rastafári realmente influenciou muitos músicos que defendiam o estilo musical do reggae durante as décadas de 70 e 80.

De forma geral, o reggae roots discute outros assuntos também, e não somente sobre a cultura rastafári. Muitas de suas canções abordam o amor, o sexo e, especialmente, a crítica social.

A característica mais marcante do estilo musical reggae roots é exatamente falar sobre a crítica social. Um exemplo são as músicas sobre o preconceito, desigualdade, fome e diversos outros problemas existentes na sociedade.