Significado de Batismo

O que é Batismo

Batismo é um ritual de purificação e consagração, sendo um rito de passagem e o primeiro sacramento do cristianismo, que para tal religião é o momento onde se apaga o pecado original de quem o recebe e onde também se ganha o caráter de cristão. Juridicamente, o batismo também é considerado como o ato de receber ou dar um nome a alguém. O batismo também pode acontecer sem o viés religioso, apesar de ser comum e simbólico nas religiões.

O batismo cristão e religioso normalmente dá-se por meio da água sagrada na qual é disposta sob o indivíduo (ou o contrário) por meio da imersão, efusão ou aspersão. Para a Igreja Católica, o batismo é também o momento pelo qual o sacrifício pascal de Jesus Cristo se aplica na alma humana, tornando o batizado em um legítimo filho de Deus e membro da Santa Igreja Católica, abrindo assim o caminho para a salvação eterna. Essa concepção é muito parecida em termos de propósito e de ideais com relação as outras igrejas cristãs, apenas variando em alguns aspectos do ritual, da sua preparação e de todo o seu processo.

Algo que muda em outras religiões cristãs com relação ao batismo é a idade do batizado. Para muitas igrejas protestantes e evangélicas, o batismo é realizado durante a vida adulta, que necessita obrigatoriamente possuir consciência para realizar a confissão de fé e que se assuma o compromisso de despertar-se em vida nova, deixando toda a antiga vida, seus hábitos, costumes, todos e quaisquer atos e condutas pecaminosas para trás.

O batismo de fogo trata-se de uma expressão referente ao ato de algo ou alguém entrar pela primeira vez em combate. É comumente utilizada entre os militares, como por exemplo, um soldado que ataca ou recebe um ataque pela primeira vez, assim disparando e lutando a batalha. Assim como a expressão também é válida para um policial que enfrenta bandidos pela primeira vez ou até mesmo para uma nova arma, tanque, avião ou outro aparato tecnológico que seja utilizado em luta armada pela primeira vez. Mas seu uso também pode ser empregado sem a conotação militar, apenas representando a primeira vez na qual alguém realiza algo ou passa por algum tipo de situação.

Batismo nas águas

Refere-se ao ato de uma pessoa ser batizada por meio da submersão onde irá declarar publicamente para todos a sua fé em Jesus Cristo e aceitar a Deus para livrar-se do pecado e de todas as más condutas da sua antiga vida. A submersão representa a morte de Jesus, assim como a emersão representa a sua ressureição.

Batismo no Espírito Santo

Algumas igrejas acreditam na concepção de batismo no espírito santo, que seria um momento no qual determinado indivíduo receberia a unção do espirito santo, que seria dons e revelações que o possibilitassem glorificar a Deus por meio de uma vida bem sucedida espiritual e socialmente.

Batismo de Jesus

É um evento marcante e com grande importância na bíblia que narra os instantes nos quais João Batista batizou Jesus Cristo no Rio Jordão, sendo que tal momento é narrado nos três evangelhos sinóticos, Mateus, Lucas e Marcos. João Batista pregava o batismo através da água para a remissão dos pecados e neste evento peculiar, mesmo sem Jesus possuir pecado, ele foi batizado para a glória de Deus, segundo a bíblia. É descrito também que os céus teriam se aberto e uma pomba teria voado sob a cabeça de Jesus Cristo enquanto as pessoas ouviram uma voz do céu dizendo “Tu és o meu Filho dileto, em ti me agrado”.

 

O significado de Batismo está na categoria Significados