Significado de Bazar

O que é Bazar

Bazar é uma barraca ou loja onde se vendem diversos tipos de objetos, principalmente quinquilharias em geral e brinquedos.

Essa palavra é proveniente da língua italiana, “bazarra”, que por sua vez é derivada do persa “bazar” que significa “mercado”.

Os bazares são muito comuns e famosos principalmente no Oriente Médio. Geralmente, são locais apenas cobertos onde são vendidos todos os tipos de mercadorias. Antigamente, eram considerados o centro financeiro da época.

Hoje, a palavra bazar tomou outros rumos, passando a ser considerado, por exemplo, como um local específico para decoradores e colecionadores. Em muitos bazares podem ser encontradas várias antiguidades e muitas peças vintages com bons preços e de boa qualidade.

No Brasil, é muito comum a prática de bazares beneficentes. Eles, normalmente, são realizados por igrejas, centros comunitários e até mesmo empresas com intuito de ajudar ou auxiliar alguma obra, comunidade ou instituição de caridade que esteja passando necessidade e precisando de ajuda financeira.

Nesses tipos de bazares, são vendidas diversas mercadorias que foram adquiridas através de doações, podendo assim, serem aplicados preços mais em conta a fim de gerar certa quantia de dinheiro que será revertida para uma instituição que esteja passando por necessidades.

Existe uma dúvida entre a diferença entre bazar e brechó. No caso, o bazar é realizado com o intuito de ajudar o próximo, enquanto o brechó tem por finalidade obter lucro pessoal com a venda de seus produtos.

É muito comum, hoje em dia, encontrar todos os tipos de bazares ou brechós como, por exemplo, o infantil, online, automotivo e muitos outros.

Bazar também é uma gíria usada em Portugal e Angola. Ela significa “fugir” ou “correr”.

O significado de Bazar está na categoria Significados