Significado de Begônia

O que é Begônia

Begônia é um substantivo feminino atribuído as plantas do gênero begonia, da família begônia (begoniaceae), sendo que existe somente uma outra espécie (gênero Hillebrandia) que não pertente ao gênero begonia. Pela população em geral são conhecidas como flor begônia. Normalmente as flores begônia são muito bonitas e por isso são utilizadas com fins ornamentais, uma vez que suas mais diversas flores são extremamente atraentes.

Begônia

Begônia

Segundo estimativas, existem mais de mil tipos de begônia, ou melhor dizendo, espécies dessa flor. As begônias são encontradas em sua maior parte nas florestas da América tropical e de parte das florestas úmidas das savanas. Algumas espécies da planta são chamadas de begônias tuberosas e são muito apreciadas pelo público em razão de serem muito duradouras e resistentes, sendo que algumas delas podem sobreviver por décadas.

O aspecto mais chamativo das begônias normalmente não são as suas flores e sim as suas folhas. Tais folhas são coloridas e vivas, sendo usadas comumente como plantas decorativas para canteiros sombreados onde as pessoas costumam optar por begônias de cor verde. Nesse sentido decorativo, a espécie de begônia que mais se destaca é a begonia rex, que apresenta coloração que podem variar desde a cor bronze até o rosa, além de possuir folhas muito grandes. A begônia-cruz-de-ferro é outra espécie que também se destaca pelo aspecto ornamental das suas folhas.

Na Alemanha, existe uma tradição de presentear os entes queridos com uma espécie chamada de Merry Christmas, o que em tradução livre significa Feliz Natal. É exatamente com essa intenção que as pessoas compram tal espécie comemorativa de begônia. Seus métodos de cultivo em si podem variar conforme a espécie.

Begônia: como cuidar?

É relativamente fácil cuidar de uma flor begônia e isso independe se ela é mantida fora ou dentro de casa. Existem muitas espécies de begônia que podem ser deixadas em um vaso dentro de casa, não necessitando estar o tempo todo fora. Saiba que a maioria dessas plantas quando encontradas nas lojas já possuem uma marcação que indica se são próprias para os ambientes internos ou externos.

O primeiro passo é possuir uma boa terra para plantá-las.
Deixe-as em um lugar onde possam receber a luz do sol.
Deixe-as aquecidas, não estando em ambientes com menos de 13ºC.
Regue as begônias com cuidado, regando-as mais vezes quando estiver calor e menos quando fizer frio.
Utilize fertilizantes para manter a saúde das suas begônias.
Cuide da begônia regularmente, retirando as flores e as folhas mortas, além de aparar os galhos quebrados e que estiverem muito grandes, quando necessário.

Compartilhe este significado: