Significado de Açucena

O que é Açucena

Açucena é um substantivo feminino. O termo é uma variação de Susana, que originou-se a partir do Hebraico Shushannah, onde shus significa “açucena, lírio branco” e hannah, que quer dizer “graça”.

O significado de Açucena é a designação comum para uma planta que corresponde às espécies do gênero Amaryllis ou Hippeastrum.

Açucena

Açucena

A açucena é uma espécie de flor fácil de cultivar e se adapta bem a pequenas áreas, podendo ser plantadas em todo o território brasileiro em qualquer época do ano (sobretudo em locais úmidos e com temperaturas médias bem elevadas – no inverno, pode-se colocá-las em vasos para decoração interior). Existem aproximadamente 50 espécies de açucenas, sendo que a maioria delas é originária da América do Sul – algumas ainda são nativas do Brasil.

Planta herbácea, a açucena vive por muitos anos quando é cultivada diretamente no solo. Tem como característica as folhas longas e estreitas, haste lisa e oca e entre duas a quatro flores, cada uma delas com seis pétalas. Suas cores são muito vivas e variam desde o vermelho ao salmão e do tom rosa ao branco.

Curiosamente, muitas pessoas que veem essa flor crescer em margens de rios e riachos a chamam de Bella Donna.

A flor é conhecida popularmente também pelos nomes de amarílis e flor-da-imperatriz.

Açucena ainda pode designar uma planta liliácea (Lilium candidum), originária da Ásia, conhecida como copo-de-leite, lírio ou lírio-branco – é uma planta muito apreciada granas a suas flores brancas e de bom perfume.

No âmbito da simbologia, a açucena tem representação na mitologia grega, onde designa altivez, elegância e graça, estando relacionada ao deus Apolo.

Ao presentar uma pessoa com flores de Açucena, entende-se que há a simbologia da angústia, ocasionada pela distância da pessoa amada, isto é, a saudade ou ainda pela perda deste ente. A açucena branca está associada à pureza.

Um vaso contento três flores de açucena relembra a Santíssima Trindade. É também uma flor muito comum para presentear as mães no Dia das Mães ou mesmo nas decorações de fim de ano, especialmente no Natal.

Açucena Cheirosa é o nome de uma canção de Luiz Gonzaga.

Açucena também é o nome de uma música de Ivan Lins.

Compartilhe este significado: